Com o objetivo de mostrar quais são as principais soluções para iniciar a safra de cana-de-açúcar, ganhando produtividade e competitividade, o Grupo IDEA realiza, anualmente, o Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar.
Em 2023, na 24ª edição do Seminário, o público do evento pode conferir como melhorar a efetividade das operações mecanizadas da cultura canavieira, bem como otimizar a logística de transporte na produção de matéria prima.
As palestras abordaram cases de sucesso de empresas que estão utilizando as novas máquinas ou as atualizações com mais dinâmica e potência sem esquecer o uso de novos softwares e sistemas de inteligência, que são importantes coadjuvantes na busca pela produtividade.
Este ano, seguindo uma tendência no setor, o evento trouxe também dicas para se fazer um bom casamento de cultivos de cana e soja. Em uma palestra bem objetiva, com vídeos e muitas dicas de produtos e técnicas adotadas, o produtor Ricardo Delarco mostrou ao público como produzir bem e se beneficiar do cultivo de soja para amortizar os custos da implementação do canavial.
Manutenção eficiente e gestão de pneus
A manutenção estratégica e a gestão de pneus foram os temas escolhido para a primeira parte do primeiro dia de evento.
A D2G Consultoria mostrou como identificar oportunidades de ganhos e economias através da manutenção automotiva. Seu principal executivo, Dario William Sodré mostrou indicadores importantes e ressaltou que a coleta, tratamento e a análise de dados constante são essenciais na estratégia de redução de custos a ser traçada.
Já a consultoria Assiste, representada por Angelo e Flavio Banchi, levou ao evento uma nova solução para catalogar e gerenciar a compra e uso de peças para manutenção das máquinas agrícolas, o que resolve alguns problemas de ineficiência oficinas de manutenção, como os pedidos de peças incorretas. Sendo assim, leva a ganhos econômicos significativos.
Além disso, em uma segunda palestra, os profissionais trouxeram aos presentes, uma importante atualização dos indicadores operacionais de desempenho e de custos das máquinas agrícolas, essenciais para os profissionais do setor balizarem seus próprios números.
Mostra de Máquinas, Equipamentos e Soluções
Na mostra de máquinas e equipamentos que acompanha o evento há 15 anos, os presentes puderam ver de perto as novidades e atualizações das máquinas da DMB, Nonino, TMA, Case IH e Jacto.
Os presentes também puderem conhecer as soluções da Agrobiológica, que mostrou aos presentes a solução On Farm de biorreatores de Inox, que permitem a multiplicação de bactérias e fungos benéficos em meio de cultura líquido na própria usina, uma ótima forma de economia.
Dentre as soluções, os participantes puderam conhecer a tecnologia de ponta que a Geoagri oferece ao setor, aditivos de combustíveis de última geração das empresas Ecomanda e da tradicional parceira do evento, a Ecofuel e, estreando no Seminário de Mecanização, a Pesa Services e seus serviços de manutenção de máquinas no campo.
Palestras de qualidade
Neste ano, a Case IH e a New Holland também se agarraram na temática da produtividade e abordaram em suas palestras que o desenvolvimento da alta produtividade de cana-de-açúcar deve ser focado mais na cultura que nas próprias máquinas, com ênfase no espaçamento.
A John Deere, por sua vez, levou o depoimento de um cliente para os palcos do Seminário de Mecanização. Abadio de França Marques, da ATVOS mostrou os benefícios agronômicos da colhedora de duas linhas CH950 que ele tem visto na prática.
A Teston também foi uma empresa de máquinas agrícolas que se destacou bastante, ao mostrar em primeira mão ao setor suas novas máquinas, que são multifuncionais, agregando eficiência de operações e custos ao produtor. Uma verdadeira revolução.
O plantio de cana também foi abordado, com palestras das consultorias AGTech e MRL, falaram erros e acertos para um plantio de cana com excelência.
Atração especial
O Grupo IDEA convidou Antônio Cabrera Filho, ex-ministro da Agricultura, empresário e produtor de cana, açúcar e etanol, para ministrar a palestra magna do Seminário de Mecanização.
Cabrera falou sobre a nova visão sobre o agronegócio brasileiro, abordando as ameaças e oportunidades que o setor sucroenergético terá com a nova política do país, e manteve a plateia atenta.
“A palestra fantástica do Antônio Cabrera Filho, nos apresentou um ângulo otimista para o setor. Saímos todos com a cabeça erguida, sabendo que o agronegócio é o futuro da nação, e que o setor de cana-de-açúcar está crescendo muito”, comentou Dib Nunes, CEO do Grupo IDEA.
Campeãs de Produtividade Agrícola
Somando às palestras, o Seminário de Mecanização realiza o prêmio Usinas Campeãs de Produtividade. A premiação é um incentivo aos colaboradores envolvidos na produção canavieira das usinas de todo o Brasil, e reúne usinas de diferentes regiões do país para concorrerem à campeã de produtividade da safra do ano em que participam.
Para concluir quais foram as vencedoras, o Grupo IDEA utiliza os cálculos do índice IDEA. A apuração julga a idade média dos canaviais, considerando a produtividade agrícola da safra, ou seja, o TCH na cana própria e o teor médio de ATR da cana.
Em 2023, onze usinas se classificaram no ranking de produtividade agrícola do Grupo IDEA. A vencedora da safra 2022/2023 foi a Usina Santo Ângelo, da região de Minas Gerais. A BEVAP também se destacou, levando o prêmio “hors concours”, com a melhor produtividade de cana irrigada.
Dib Nunes, CEO do Grupo IDEA, agradeceu a participação de todos, e afirma:
“Foi o melhor Seminário que tivemos nos últimos anos, tivemos muito conhecimento e informação nova, lançamentos e apresentação de cases de sucesso. Esperamos continuar contribuindo com todo o setor, para crescermos juntos. Muito obrigado!”
Nesta edição, o Seminário de Mecanização recebeu 607 participantes, entre usinas e produtores do Brasil de todos os estados brasileiros, representando 187 empresas diferentes no evento.
Grupo IDEA