ANP vai atualizar regras sobre autorização de usinas de biocombustíveis

ANP vai atualizar regras sobre autorização de usinas de biocombustíveis

Os fabricantes de biocombustíveis terão que seguir novas regras para conseguir as autorizações para que suas usinas possam operar. A diretoria colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na tarde dessa quinta-feira (26) a abertura de um processo de consulta pública para reformular a Resolução 734/2018 que fixou o atual regramento para o setor.

Em vigor desde meados de 2018, a resolução que será revista unificou sob o mesmo marco as regras para que os fabricantes de biocombustíveis – independente de seu tipo – possam instalar, ampliar e operar suas unidades produtivas. Antes dessa mudança, as regras estavam pulverizadas por 8 resoluções distintas.

Segundo o diretor da ANP Claudio Jorge – que relatou a matéria durante a reunião – a revisão é necessária porque a Superintendência de Produção de Combustíveis (SPC) identificou um problema regulatório “relativo às condições mínimas de segurança operacional das instalações produtoras”. “O objetivo regulatório é mitigar os riscos identificados (...) tendo como vetores a vida humana e o meio ambiente”, explicou.

Ainda segundo ele, o novo marco vai passar a exigir:

- Estudo de gestão de mudanças para alterações na instalação produtora;

- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de produtores de etanol;

- Tancagem mínima equivalente a 3 dias de produção dos produtores de biocombustíveis líquidos;

Também serão definidos critérios para a revogação da autorização de operação caso uma planta fique mais de dois anos inativa.

 

BiodieselBR.com