Cana - Açúcar - Bioenergia - Etanol
Twitter Wordpress

Artigos

Voltar

A variedade de cana não muda, o que muda é o ambiente

06/09/2011

Hoje, a variedade de cana-de-açúcar mais plantada e mais cultivada no Brasil, é a RB 867515, que foi desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, a segunda, é uma variedade SP desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a terceira é outra variedade RB. “No último censo, que estamos acabando de concluir, das 10 variedades mais plantadas no Brasil, sete são RB, o que demonstra o trabalho das Universidades Federais no desenvolvimento dessas variedades de cana”, diiz o professor Hermann Paulo Hoffmann, coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – que como a Federal de Viçosa integra a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa) que conta com cerca de 190 pesquisadores trabalham diretamente com a commodity.
Segundo Hoffman, as exigências vão mudando à medida que muda o ambiente. “Geneticamente, a variedade não muda. Se pegarmos uma variedade cultivada há 40 anos, e a compararmos hoje, veremos que é a mesma, no entanto, o ambiente mudou. Nos últimos anos tivemos aumento de colheita mecanizada, eliminação da queima, aumento de palha, maior incidência de pragas. Mudou também as doenças, como a ferrugem alaranjada. Então, à medida que vai mudando o ambiente, a variedade fica inviável de ser cultivada e vai sendo substituída por outra variedade mais adaptada a esse novo ambiente”, explica o professor.
Para saber quais as variedades de cana que melhor se adaptam aos diferentes ambientes e assim garantir ganhos de produtividade, os profissionais do setor sucroenergéticos não podem perder a 5ª edição do Grande Encontro Sobre Variedades de Cana de Açúcar, realizada pelo Grupo IDEA nos dias 21 e 22 de setembro de 2011 no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto.
Mais informações www.ideaonline.com.br. Inscrições pelo site e pelo telefone (016) 3211-4770.


Fonte: Grupo IDEA

Calendário de Eventos

Parceiros

  • Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil
  • CEISE Br
  • CanaOnline
  • CanaMix
  • Revista Canavieiros

Aguarde um momento.


Em breve você será redirecionado para uma página segura

Recuperar Senha

Digite seu email parar receber uma nova senha, em seguida cheque sua caixa de entrada de email

Aterar Senha

Digite sua nova senha

Cana de Açúcar Brasil Newsletter técnica do Grupo IDEA

A busca por informações confiáveis, necessárias para o estabelecimento de metas, rendimentos operacionais, custos de produção e indicadores de desempenho é um enorme desafio para a nova realidade da agroindústria sucroalcooleira.

Ao assinar a newsletter do Newsletter técnica do Grupo IDEA você receberá quinzenalmente em seu email informações precisas que são fruto de nossa experiência e de diversos estudos já realizados no setor e tem a chance de participar ativamente de novos estudos que serão realizados no futuro. Tudo isso com a exclusividade de receber informações privilegiadas antes do mercado.





Cana - Açúcar - Bioenergia - Etanol
GRUPO IDEA:
Pabx: 55 (16) 3610-4770
Fone/fax: 55 (16) 3211 4770
Rua da Redenção, 116
Bairro Jardim Mosteiro
Ribeirão Preto/SP