Principais feiras de mecanização agrícola do mundo

Tempo de leitura: 7 minutos

As feiras e seminários movimentam diversos setores ao redor do globo, mostrando portfólios diferentes e carregados de novidades, que ampliam a movimentação dos negócios, em qualquer setor da economia.

As feiras do agronegócio abrangem diferentes áreas, o setor de mecanização agrícola ganha espaço para ainda mais novidades a cada ano, seja a mostra de uma nova colhedora ou um drone muito mais eficaz e veloz que lançados anteriormente. Isso tudo é possível graças à constante mudança tecnológica que presenciamos. Os ciclos de inovação estão cada vez mais curtos, o que faz com que as máquinas tenham uma tecnológica embarcada diferente e com novas funções a cada ano que passa.

E como ficar por dentro de toda essa evolução? Nós do Grupo IDEA separamos as principais feiras de mecanização agrícola do mundo, para que, entre elas, você encontre novas tecnologias para otimizar a sua produção.

São elas:

AGRITECHNICA

Com 30 pavilhões cobertos e climatizados, a Agritechnica, maior feira e inovação e máquinas agrícolas do mundo. A Agritechnica é a vitrine da indústria global de engenharia agrícola e o fórum para as questões futuras da produção agrícola.

Data da próxima edição: novembro/2020, ainda sem data definida.

FARM PROGRESS SHOW

A Farm Progress Show é a maior feira dinâmica de tecnologia agrícola no mundo, com 800 acres de área de demonstrações de campo, com equipamentos de semeadura, cultivo, colheita e agricultura de precisão, operando lado a lado. Setor de sementes com destaques das novidades em genética e proteção de culturas.
Em exposição estarão grandes fabricantes de equipamentos, sementes e defensivos agrícolas, instituições de ensino. É uma grande oportunidade para conferir as novidades de todos os segmentos da agricultura e pecuária, principalmente no que diz respeito à tecnologia, que sempre surpreende os visitantes da feira.

Data da próxima edição: 1 a 3 de setembro/2020

AGROWORD

Feira mundial realizada anualmente em Uzbequistão, Índia. A agricultura indiana está à procura de tecnologias avançadas, sistemas agrícolas, sementes, serviços agropecuários, máquinas agrícolas, equipamentos de processamento agropecuário, produtos e insumos para a saúde do solo, produtos lácteos, aves e pescaria, tecnologias e cuidados de saúde, infra-estrutura agrícola e marketing em alimentos.

O país também é a porta de entrada para mais de 20 países asiáticos e todo o continente africano devido à crescente cooperação da Índia na agricultura e suas instituições envolvidas no fornecimento de conhecimentos agrícolas.

A missão da exposição é fornecer uma plataforma para uma comunicação eficiente entre agricultores e líderes dos setores de equipamentos de processamento e máquinas agrícolas, bem como especialistas do setor e órgãos governamentais.

Data da próxima edição: 11 a 13 de março/2020

WORLD AG EXPO

A World Ag Expo é a maior exposição agrícola anual do mundo, que é realizada no International Agri-Center, em Tulare, na Califórnia. Nela estão presentes mais de 1.500 expositores que exibem o que há de mais recente em equipamentos agrícolas, comunicações e tecnologia em mais de 6 milhões de metros quadrados de espaço para exposições.

Seminários gratuitos se concentram em uma variedade de tópicos importantes para produtores de leite, agricultores, pecuaristas e profissionais do agronegócio. World Ag Expo é um show imperdível para qualquer um no agronegócio.

Data da edição 2020: 9 a 11 de fevereiro

NO BRASIL:

AGRISHOW

A Agrishow é a maior feira da América Latina e a segunda maior do mundo quando se fala em tecnologia agrícola. Realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, por lá é possível encontrar soluções de diferentes tipos, tamanhos e culturas. Também celebra lançamentos exclusivos de novas linhas, máquinas e produtos agrícolas, recebendo mais de 90 países diferentes, totalizando mais de 150 mil pessoas visitando a feira

Este ano a feira estreia sua 27ª edição, reunindo mais de 800 marcas expositoras em 520.000 m² de área, trazendo o que há de mais novo em tecnologia agrícola.

Data da próxima edição: 27 de abril a 01 de maio/2020

ESPECÍFICA PARA O SETOR SUCROENERGÉTICO:

SEMINÁRIO DE MECANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CANA

Mas antes do leque de feiras de mecanização agrícola começar a ser aberto, o Seminário de Mecanização e Produção de Cana, realizado pelo Grupo IDEA há 22 anos, dá o pontapé inicial da safra sucroalcooleira.

A mecanização agrícola é essencial para a cultura da cana-de-açúcar e, a cada ano, notamos que as máquinas e implementos trazem mais tecnologia embarcada, que resultam em maior produtividade, qualidade da matéria-prima e economia aos produtores. Junto a esse fato, o Seminário de Mecanização de Cana-de-Açúcar chegou a sua 22º edição atualizando os profissionais do setor sucroenergético quanto às novidades em mecanização canavieira e às boas práticas para se alcançar altas produtividades.

O Seminário de Mecanização objetiva mostrar, com o início da safra, soluções tangíveis para os principais gargalos da produção canavieira e apresentar novas maneiras das usinas e produtores aumentarem seus ganhos, como o uso do sistema integrado cana-gado-grãos, um dos temas de 2020.

No evento o produtor vai poder ver, além das palestras e conhecimento teórico, uma mostra de máquinas e equipamentos que contribuem para uma produção canavieira mais produtiva.

Só pra se ter ideia, o MECA, como é carinhosamente apelidado, recebe anualmente mais de 600 participantes, usinas de todos os estados brasileiros e produtores do Brasil e do mundo, como Estados Unidos, Peru, Paraguai, Colômbia, entre outros, que vêm em busca de conhecimento através das palestras de altíssimo padrão técnico, que vão direto ao ponto de interesse do participante.

Em 2020, o 22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana será realizado nos dias 23 e 24 de setembro no Centro de Eventos Taiwan de Ribeirão Preto/SP. As inscrições estão abertas no site: https://doity.com.br/mecanizacao

Veja os temas de destaque na 22ª edição do evento:

TEMÁRIO:

  • Apresentação das melhores estratégias de colheita para rendimento operacional.
  • Agricultura de precisão: da máquina para o produtor de cana-de-açúcar.
  • Manutenção corporativa de máquinas: um estudo de caso.
  • Resultados da utilização de softwares que facilitam a gestão da frota.
  • Plantio mecanizado: o tamanho do tolete influi no “stand”?
  • A gestão do 3º maior custo de manutenção de máquinas e caminhões.
  • A revolução nos tratos culturais com incorporação da palha, uso de resíduos e de Crotalária e adubo foliar.
  • Módulo ideal de equipamentos para o produtor de cana plantar soja.
  • Sistema integrado de produção de cana-gado-grãos.

Então, se você atua no agronegócio, sugiro que se programe para visitar uma das maiores feiras mundiais. Você adquire conhecimento e participa de uma experiência incrível em meio a empresas e participantes do mundo todo. Agora, se você atua no setor sucroenergético, em especial na área de mecanização agrícola e produção de cana, a minha dica é incluir também o Seminário de Mecanização do Grupo IDEA em sua agenda de eventos anuais. Pense em uma mini Agrishow, voltada especificamente para o setor e mais focada em conteúdo que em exposição. É isso que você vai encontrar!

Facebook Comments
Facebook Comments