Cientistas criam combustível a partir de CO₂ e água com energia solar

Cientistas criam combustível a partir de CO₂ e água com energia solar

Novo combustível permite converter dióxido de carbono (CO₂), água e luz solar em combustíveis sintéticos, como etanol e propanol

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge, localizada no Reino Unido, conseguiu criar uma tecnologia inovadora que replica o fenômeno da fotossíntese. Essa conquista permite a conversão direta de dióxido de carbono (CO₂), água e luz solar em combustível sintético de múltiplos carbonos, como etanol e propanol, tudo em um único processo.

Esses combustíveis inovadores, atualmente em fase experimental, apresentam uma densidade energética elevada, permitindo seu armazenamento e transporte de forma fácil. Além disso, foram feitos para serem compatíveis com veículos a combustão convencionais e postos de gasolina, dispensando qualquer modificação.

‘Folhas artificiais’ e combustível sintético O grupo liderado pelo Departamento de Química de Yusuf Hamied tem se dedicado há anos ao desenvolvimento de combustíveis sintéticos de emissão zero a partir de dióxido de carbono e água, utilizando a energia da luz solar.

Eles utilizam aparelhos que chamam de “folhas artificiais” e seguem um processo que, de certa forma, imita a fotossíntese das plantas.

No momento essa tecnologia foi alcançada apenas em escala de laboratório, mas os pesquisadores deram um grande passo no desenvolvimento de combustíveis sintéticos que pretendem ser a salvação dos motores de combustão.

A expectativa é que caso os cientistas consigam produzir esse combustível em larga escala ele chegue para os consumidores a um preço médio de R$ 15 o litro, cerca de 2,8 euros.

 

AutoPapo