Cana - Açúcar - Bioenergia - Etanol
Twitter Wordpress

Clippings

Voltar

Cenário de incerteza para o mercado global de etano

11/11/2013

Se a existência de mais um superávit global de açúcar para a safra 2013/14 já é dada como certa, o cenário no mercado de etanol no mundo ainda é um poço de incertezas. A sinalização de redução de metas de uso de biocombustíveis na Europa e nos Estados Unidos tornam as exportações brasileiras para 2014 uma incógnita. Também assombra a abertura de uma “janela” para importação de etanol americano, agora mais barato, dada a grande safra de milho aquele país.

Em fevereiro, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) deve divulgar sua posição sobre os mandatos de biocombustíveis para 2014, mas a sinalização até agora é de redução. O impacto para o Brasil seria uma perda de mercado de 1 bilhão de litros, estima o setor.

Aposta de tradings na cana está diminuindo.

As principais tradings mundiais não estão satisfeitas com os negócios de açúcar e álcool no país. A Bunge, por exemplo, diz que o “status quo” não pode continuar e a intenção da empresa é buscar novas alternativas, o que foi entendido pelo mercado como até uma saída do setor.

Acostumadas a comprar matérias-primas no país e a coloca-las no mercado externo com uma margem segura nas negociações, essas tradings encontraram barreiras a que não estavam acostumadas quando tiveram que entrar porteira adentro e cuidar também da produção, como é o caso da cana-de açúcar. Além de entraves operacionais na produção, as tradings estão vivendo nos últimos anos os problemas internos e externos de toda a cadeia sucroenergética.

Externamente, o namoro do etanol commodity com o mercado não virou “noivado”, e a demanda mundial continua restrita ao Brasil e aos EUA. O açúcar, com superávit mundial, já não garante mais a renda do setor.

As tradings, que têm uma cobrança das matrizes externas por lucros e margens, perceberam que os riscos agricultura (clima e queda de produtividade) e governamental (interferência no mercado e controle de preços) tornam esse setor pouco atrativo. Perceberam que produzir – assumindo riscos – é diferente de comprar e agregar margens.



Fonte: Consultoria MGO

Calendário de Eventos

Parceiros

  • Rede AgroServices
  • Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil
  • CEISE Br
  • CanaOnline
  • CanaMix
  • Revista Canavieiros
  • UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Aguarde um momento.


Em breve você será redirecionado para uma página segura

Recuperar Senha

Digite seu email parar receber uma nova senha, em seguida cheque sua caixa de entrada de email

Aterar Senha

Digite sua nova senha

Cana de Açúcar Brasil Newsletter técnica do Grupo IDEA

A busca por informações confiáveis, necessárias para o estabelecimento de metas, rendimentos operacionais, custos de produção e indicadores de desempenho é um enorme desafio para a nova realidade da agroindústria sucroalcooleira.

Ao assinar a newsletter do Newsletter técnica do Grupo IDEA você receberá quinzenalmente em seu email informações precisas que são fruto de nossa experiência e de diversos estudos já realizados no setor e tem a chance de participar ativamente de novos estudos que serão realizados no futuro. Tudo isso com a exclusividade de receber informações privilegiadas antes do mercado.





Cana - Açúcar - Bioenergia - Etanol
GRUPO IDEA:
Pabx: 55 (16) 3610-4770
Fone/fax: 55 (16) 3211 4770
Rua da Redenção, 116
Bairro Jardim Mosteiro
Ribeirão Preto/SP