Cana - Açúcar - Bioenergia - Etanol
Twitter Wordpress

Consultoria Agroindustrial- Consultores do Grupo Idea

Dib Nunes Jr.

É engenheiro agrônomo formado pela UNESP de Jaboticabal, com pós-graduação (mestrado) na mesma universidade em Produção Vegetal. Trabalhou 12 anos no Centro de Tecnologia da Copersucar nas regiões de Jaú, Assis e Brotas. Neste período, executou projetos de implantação de usinas pelo Pró-Álcool do Brasil nas décadas de 70 e 80; foi responsável pelo programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar na região centro-sul do Estado de São Paulo; chefiou 3 estações experimentais e neste período assistiu diretamente a 24 usinas cooperadas no Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás. Iniciou programas de absorção de tecnologia nos Estados de Alagoas e Pernambuco. Também foi engenheiro agrônomo da Usina da Barra e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP. Publicou 34 trabalhos técnico–científicos em revistas especializadas. Proferiu inúmeras palestras e escreveu dezenas de artigos em periódicos do setor sucroalcooleiro. É articulista da revista da Sociedade dos Técnicos Açucareiros do Brasil-STAB. Recebeu em 1994, 1996 e 1998, o prêmio Jornalcana como o melhor consultor agrícola do ano. Possui, ainda, cursos nas áreas de administração agrícola, controladoria e gestão da qualidade. Desenvolveu novas tecnologias de produção tais como: cultivo quádruplo, maturadores e estimuladores de crescimento, novas técnicas de adubação e recuperação de solos, novos herbicidas e suas misturas, técnicas de produção da cultura sob palha, além de ser especialista em planejamento estratégico de colheita, alocação varietal e no controle de qualidade da matéria prima. Criou o sistema de gestão agrícola por ambientes de produção e elevou a produtividade agrícola de varias usinas. Coordenou e desenvolveu projetos Greenfields e realizou inúmeras avaliações técnico-econômicas em usinas em processo de transferência de controle acionário. É o criador dos eventos técnicos realizados pelo IDEA considerados os mais importantes do setor. Especializou–se na cultura da cana-de-açúcar através de cursos realizados na Copersucar, em Houma, Louisiana e Honolulu (EUA). Realizou viagens de estudos à África do Sul, Barbados, Argentina, EUA e Austrália. Atendeu inúmeras empresas nacionais, fundos de investimentos, bancos e tradings. Diretor e proprietário do IDEA, respondendo pela consultoria agronômica, proprietário da ALCOPLAN CONSULTORIA e da HOROS COMUNICAÇÃO E EVENTOS, empresas estás que constituem o Grupo IDEA.

Antonio Celso da Silva Júnior

Engenheiro Agrônomo formado pela UENP - FALM, “Faculdades Luiz Meneghel” em 2006, cursando pós-graduação em Logística, com cursos técnicos em Açúcar e Álcool e em Agropecuária. Atua no setor desde a formação, inicialmente como técnico da Adima Agropecuária Ltda, empresa fornecedora de cana das usinas Ipaussu e Agrest. Após graduação, engenheiro agrônomo de usina com passagem pela cooperativa Camda em Andradina, e nos últimos 02 anos, gerente agrícola da usina Renascença Ltda. Atualmente consultor junto ao IDEA, atuando na coordenação de projetos de viabilidade econômica de âmbito nacional e internacional (greenfields).

Andrea Nunes

Publicitária formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, fez pós-graduação em planejamento estratégico na FIA e MBA em Gerência Internacional na Univertyof Technology, Sydney (UTS) - Austrália.

Trabalha com o setor de eventos corporativos desde 2001, quando começou na MotivationFirstClass Incentives organizando campanhas de incentivo para multinacionais do setor farmacêutico e eventos de lançamento de produtos e congressos de vendas. Em seguida, ingressou a equipe de vendas internacionais da Brazil Trade Shows (BTS), sendo responsável pela comercialização das feiras Fispal Tecnologia, FispalFood Service, Fispal Nordeste, ABF Franchising Expo, Tecnocarne e Tecnoláctea para o mercado internacional. Ainda na BTS, coordenou a área de marketing para o produto FispalFood Service e as campanhas internacionais dos demais produtos. No Grupo IDEA desde 2009, é responsável pelo gerenciamento da equipe de marketing, comunicação e eventos.

Ricardo Costa Deotti

Engenheiro Agrônomo especializado em produção de cana-de-açúcar pelo Centro de Tecnologia da Copersucar (1º CECCA), com 30 anos de experiência na gestão de áreas técnicas, operacionais, administrativas e de planejamento em diferentes unidades de produção de médio e grande portes em SP, MT, MS e BA.

Responsável por bem sucedidos programas de aumento de produtividade de colaboradores e de equipamentos, desenvolve atualmente projetos de adequação econômica e viabilização de novas tecnologias e estratégias de produção visando a eficiência ambiental, social e financeira de novos empreendimentos no setor e em outros a ele relacionados, tais como programas de saneamento básico em diversas localidades. É o idealizador do Mercado Nacional de Créditos de Recicláveis.

Como membro da Comissão Nacional da Cana-de-açúcar, é um dos responsáveis pelo sucesso do Programa de Subvenção da Atividade Canavieira em vigor desde 2008 em benefício de 21 mil fornecedores de cana do NE brasileiro. Sua visão empreendedora inclui a elaboração e gestão de contratos de terceirização de operações agrícolas essenciais ao processo produtivo, sempre focadas no diligente cumprimento de metas e no aumento da performance econômica destes instrumentos.

Eduardo Odilon Franceschi

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – Botucatu, SP, com Curso de Especialização de Manejo do Solo na ESALQ-USP e Curso de Gerenciamento Ambiental na ESALQ-USP. Vivência de 24 anos na Área de Agrícola, sendo o responsável pelo departamento de produção vegetal da empresa. Foi engenheiro agrônomo responsável pelas Usinas Irmãos Franceschi em Jaú – SP e posteriormente Diretor Agrícola e Usina Alvorada S/A em Goiás durante anos, chegando a produzir nas duas empresas o total de dois milhões e quinhentas mil toneladas de cana de açúcar. Possui experiência na área de transporte fluvial no rio Tietê e contato com empresas correlatas, pois a usina Diamante transporta 60% de sua matéria prima pela hidrovia além de manter relacionamento com mais de 280 fornecedores de cana do Estado de São Paulo, e com empresas fornecedoras de máquinas, implementos e insumos agrícolas. Realizou viagens ao exterior, como Austrália para conhecer os sistemas de corte mecanizado de cana de açúcar, visitas às unidades do Vale do Cauca na Colômbia e à fabrica da Fiat New Holland na Itália e em Curitiba-PR, e proferiu palestra sobre técnica de aplicação de defensivos em reunião com técnicos brasileiros e Mexicanos em Cancun-México. Proferiu inúmeras palestras e escreveu dezenas de artigos em periódicos do setor sucroalcooleiro. Foi professor em aulas especiais no curso de agronomia de Botucatu, e FATEC-Jaú sobre "Uso e conservação do solo". Proferiu inúmeras palestras e escreveu dezenas de artigos em periódicos do setor sucroalcooleiro. Atualmente é Diretor da Grandevalle S/A e Agrícola Pau Preto.

Massahiro Nagumo

Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura – Luiz de Queiroz – USP, com pos graduação em Gestão Estratégica e Tecnologia da Industria Sucroalcooleira pela FIP – Faculdade do Interior Paulista. Por seis anos foi pesquisadores da Copersucar e chefe da estação experimental de Assis – SP. A partir de 1976, assumiu a gerencia de pesquisa e experimentação da cana irrigada no projeto Jaiba- MG do grupo Ometto, onde foi também supervisor de desenvolvimento das variedades P.O. – Pedro Ometto. Atuou também como gerente de planejamento e controle operacional da Usina da Barra ate 1997. A partir daí foi consultor das empresas SASCO / SATCO, Usina Albertina, Central Paraná, Destilaria Andrade, Sucral Engenharia e a Trading Coimex. Foi consultor de manejo varietal para a Netafim e desde 2006 e auditor operacional agrícola das 18 unidades do grupo COSAN. É também especializado em auditoria interna de meio ambiente.

Patrícia Pereira Ramos

Administradora de Empresas formada pela Faculdade UniSantana em 1998, na cidade de São Paulo. Atuou como gerente administrativa-financeirapor oito anos na Apisul Seguros – ramo de Veículos e Cargas, da filial São Paulo - SP. Atuou também 10 anos na empresa de mineração Agua Mineral Santa Bárbara, na cidade de Águas de Santa Bárbara – SP e 3 anos na Água Mineral Rocha Branca, como gerente administrativa-financeira, pertencente ao Grupo da Radio Antena 1 de São Paulo, como administradora . Atualmente diretora administrativa-financeira do Grupo IDEA, desde abri de 2011.

Ana Maria Parreira Nunes

Formada em Psicologia pela PUC de Campinas em 1975, especializou-se em análise de desempenho e seleção de pessoal. Cursou pedagogia e tecnologia da informação na USC de Bauru. Participou das equipes que elaboraram inúmeros estudos de viabilidade técnico-econômica para implantação de novas usinas e destilarias no centro-sul do Brasil (Greenfields) e de projetos de ampliação de áreas com cana de açúcar em empresas sucroalcooleiras. Atualmente responde pela coordenação dos trabalhos de due diligences agrícolas em empresas que buscam aportes de capitais ou transferência de controle acionário. É pesquisadora de dados da área agrícola, tendo participado ativamente da elaboração de todas as novas edições mensais dos Boletins de Acompanhamento de Safra de Cana do Centro-Sul do Brasil.

Juliano Beleboni

Gestão de produção agrícola em empresas nacionais do segmento sucroalcooleiro desde 1977. Atuação no desenvolvimento e coordenação de grandes equipes com orientação para resultados, incluindo rurícolas, indígenas, operadores e motoristas, nas modalidades, fixos, safristas e por prazo determinado, com vistas à adequação da mão de obra nos processos de safra e entressafra.

Agrega conhecimentos na elaboração de orçamentos, planejamento de custos, despesas de investimentos e no relacionamento com órgãos ambientais. Vivência em processos de reestruturação organizacional, análise de investimentos, no desenvolvimento de prestadores de serviço e em negociações sindicais.

Participou de todas as fases da implantação de uma unidade agroindustrial, desde a audiência pública, licenças ambientais, formação da equipe, implantação da lavoura em áreas próprias e arrendadas, até a consolidação do empreendimento três anos depois.

Por último, atuou como gerente agrícola por aproximadamente 07 anos nos Grupos Zilor, Tonon Bioenergia e também na Usina Pau D’Alho. Adquiriu visão ampla do negócio, inclusive administração de crises e consolidou habilidades para o trabalho multidisciplinar, também com arrendatários e fornecedores de matéria prima. Ampliou conhecimentos técnicos, desenvolveu-se nas atividades de planejamento agronômico como tratos culturais, manejo de variedades, colheita mecanizada e manutenção automotiva.

Claudio Bellodi

Dedica-se ao setor de sucroenergia desde 1961, onde acumulou experiências em todas as atividades relacionadas com a produção agroindustrial e liderança empresarial.

Coordenou projetos importantes de implantação e de reestruturação produtiva e econômica de Usinas de Açúcar e Álcool, destacando-se: Usina Santa Adélia, Açucareira Quatá, Equipav, Coplasa e Usaciga,onde ocupou cargos de diretor na gestão destas empresas.

Em 2001 assumiu a direção de empresa líder de fabricação e distribuição de solventes para tintas, sediada em São Bernardo do Campo. Nos dois últimos anos tem se dedicado a consultoria no ramo de sucroenergia, em que prestou serviços a empresa norte americana Alvarez & Marsal do Brasil, com escritório em São Paulo.

Atualmente é consultor associado do Grupo IDEA para desenvolvimento de projetos de greenfields, preparação de empresas para alteração no capital social, projetos de sustentabilidade, principalmente na área socioambiental, estratégias de ação e recuperação de usinas em curto e médio prazo, planejamento operacional e financeiro.

É autor do livro "SUCROETANOL – Conceitos e Regramentos".

Ronan Campos

MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2016), formado pela Universidade de São Paulo (USP) em Ciências Biológicas (2008) e mestrado pela ESALQ/USP (2009), atuou na carreira acadêmica com pesquisas em sustentabilidade agrícola de cana de açúcar. Desenvolve-se no setor de bioenergia há 11 anos, em posições de liderança em planejamento, operação e implantação de projetos.

Trabalhou com gestão ambiental e planejamento agrícola na Usina Santa Elisa (2006-2010) e Usina Jardest (2009-2010), participando junto ao corporativo do processo de fusão com a Usina Vale do Rosário, formando a Santelisa Vale (5 unidades), e posteriormente com a LDC, formando a atual Biosev. Em seguida, assumiu o planejamento agrícola da Usina Tapejara – PR (2010-2011), Grupo Usaçúcar, onde implantou ambiente GIS para planejamento agrícola, trabalhou fortemente em manejo com maturadores e atuou em projetos de plantio e conservação de solo. Já na Umoe Bioenergy (2011-2013), incorporou a operação de CTT à sua gestão de planejamento logístico, sendo também responsável pelo orçamento agrícola e planejamento estratégico plurianual agrícola. Em última atuação em usina, gerenciou a motomecanização da Usina Aroeira (2013-2016), fazendo gestão de CTT, Manutenção Automotiva e Plantio Mecanizado, gerindo orçamento anual superior a R$ 50 Mi, sendo reconhecido por grandes melhorias em eficiência operacional e financeira.

Atualmente, atua em consultoria de processos agrícola focado em eficiência, implantação de projetos de tecnologia, desenvolvimento técnico, planejamento, controle, gestão de custos, organização de processos.

Calendário de Eventos

Parceiros

  • Rede AgroServices
  • Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil
  • CEISE Br
  • CanaOnline
  • CanaMix
  • Revista Canavieiros
  • UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Aguarde um momento.


Em breve você será redirecionado para uma página segura

Recuperar Senha

Digite seu email parar receber uma nova senha, em seguida cheque sua caixa de entrada de email

Aterar Senha

Digite sua nova senha

Cana de Açúcar Brasil Newsletter técnica do Grupo IDEA

A busca por informações confiáveis, necessárias para o estabelecimento de metas, rendimentos operacionais, custos de produção e indicadores de desempenho é um enorme desafio para a nova realidade da agroindústria sucroalcooleira.

Ao assinar a newsletter do Newsletter técnica do Grupo IDEA você receberá quinzenalmente em seu email informações precisas que são fruto de nossa experiência e de diversos estudos já realizados no setor e tem a chance de participar ativamente de novos estudos que serão realizados no futuro. Tudo isso com a exclusividade de receber informações privilegiadas antes do mercado.





Cana - Açúcar - Bioenergia - Etanol
GRUPO IDEA:
Pabx: 55 (16) 3610-4770
Fone/fax: 55 (16) 3211 4770
Rua da Redenção, 116
Bairro Jardim Mosteiro
Ribeirão Preto/SP