Clipping

2ª safra é favorecida no MT e MS

Nesta quinta-feira (29), por conta de um corredor de umidadeposicionado sobre o Sul do Brasil, o tempo fica mais fechado e com possibilidades para pancadas de chuva a qualquer horado dia em grande parte das regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A instabilidade sobre a Região Sul, tem prejudicado um pouco o pleno andamento das colheitas, mas até o momento, nada que traga prejuízos aos produtores .

No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul as chuvas estão mantendo os solos em bons níveis de umidade , favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), também há previsão de chuva em grande parte da faixa norte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Em grande parte da Região Sudeste, Goiás, oeste da Bahia, sul de Tocantins e sul do Piauí, a quinta-feira (29) será de tempo aberto , temperaturas elevadas e possibilidade para eventuais pancadas isoladas no final da tarde . Mesmo com a ausência de chuva nas demais regiões, ainda não há indícios de reduções nos potenciais produtivos das lavouras.

Tendência para os próximos dias
Os próximos 5 dias deverão manter o padrão meteorológico de chuvas mais concentradas sobre as faixas oeste e sul do Brasil, enquanto grande parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, continuará com tempo mais aberto e possibilidades de eventuais pancadas de chuva irregular.

Da metade da semana que vem em diante, a chuva retorna de forma mais abrangente sobre as áreas produtoras de café, cana de açúcar, milho, algodão e feijão. A perspectiva da 1ª quinzena de abril é de que continue sendo marcada pela chuva, hora irregular, hora mais abrangente. Mesmo assim, a instabilidade terá um padrão e volume suficiente para que os solos fiquem com níveis razoáveis de umidade, mantendo as condições bastante satisfatórias ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra.

Como não há indícios de que ocorram invernadas nesses próximos 15 dias, a colheita da cana de açúcar , que começa nos próximos dias em toda a região Centro-Sul, não deverá sofrer grandes transtornos , apenas eventuais paralisações momentâneas, algo bem comum para essa época do ano.


Fonte: Climatempo