Clipping

3º INOVACANA convida para uma viagem à Lavoura de Cana 4.0

Seminário destacará tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas

Com o advento da internet a partir dos anos de 1990, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se expandiram exponencialmente, uma vez que o potencial de integração evoluiu de modo antes inimaginável. O resultado foi a criação de uma série de sistemas e plataformas que elevou a produtividade em diversos campos, inclusive na agricultura.

Surge, então, a Agricultura 4.0, que remete à digitalização dos processos de produção. Esse fenômeno vai além da simples mecanização do campo. As operações e decisões passam a ser orientadas com base em dados retirados do clima, da terra, da lavoura etc.

Além disso, os diversos dispositivos conectados e integrados permitem a automação dos processos. Assim, equipamentos e profissionais trabalham de modo conectado e otimizado. A Agricultura 4.0 adota recursos computacionais de alto nível tecnológico, sensores, comunicação entre máquinas (M2M), nuvem, técnicas de análise e conectividade entre dispositivos móveis para gerar e processar um enorme volume de dados que servirão de base para a tomada de decisões.

E o que parecia ficção já faz a diferença no campo, são as imagens coletadas por drones que identificam doenças, falhas, plantas voluntárias, deficiência na irrigação etc; o piloto automático que direciona as máquinas, permitindo, por exemplo, o paralelismo das linhas de plantio; a Telemetria que delimita espaços da propriedade para analisar e tratar infestações de pragas, insetos e plantas daninhas, bem como avaliar as condições do solo; e com os mesmos dados coletados sobre locais onde as pragas se instalaram, é possível guiar de modo automático a aplicação de defensivos, seja por veículos terrestres, seja por aeronaves agrícolas.

Seguindo esse movimento, a lavoura canavieira também já adentrou na dimensão 4.0, mas por se tratar de um momento novo, existe muito a se descobrir e muitas dúvidas a se esclarecer. Para facilitar aos profissionais do setor sucroenergético dominarem esse universo, o Grupo IDEA, um dos maiores organizadores de seminários técnicos da agroindústria canavieira, criou o INOVACANA – Seminário Sobre Inovações Tecnológica na Cana-de-Açúcar.

O 3º INOVACANA acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, SP. As inscrições do 3º INOVACANA estão abertas e podem ser realizadas pelo site: https://inovacana.ideaonline.com.br/

 

Serviço

3º INOVACANA – Seminário Sobre Inovações Tecnológica na Cana-de-Açúcar

Data: 11 e 12 de setembro de 2019

Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto

Mais informações: (16) 3211-4770 - E-mail: eventos@ideaonline.com.br  Inscrições: https://inovacana.ideaonline.com.br

 


Fonte: CanaOnline