Clipping

A cana agora tem plano de saúde

Especialistas no setor canavieiro se unem e criam o Dr. Cana, um programa de consultoria com foco total nas melhores tecnologias e em ganhos de produtividade

Consultores especializados integram a equipe do Dr. Cana que disponibiliza 164 módulos de serviços

 

Ao abastecer o veículo com etanol ou pegar um pacote de açúcar na gôndola do supermercado, o consumidor não imagina o quanto é complexo produzi-los. Mas essa não é a sua preocupação, o que importa, em primeiro lugar, é o menor preço, depois a qualidade do produto e, nos últimos tempos, acrescentou-se mais um item à lista: a sustentabilidade, ou seja: a produção não pode impactar o ambiente, ser nociva às comunidades do entorno e nem desrespeitar a legislação trabalhista.

Para se manterem vivas, as unidades sucroenergéticas precisam se adequar a este mercado cada vez mais competitivo e exigente. A ordem é produzir mais com menos. Mas isso não tem sido fácil. É que além de enfrentar a falta de políticas públicas de incentivo às energias renováveis e as crises econômicas do setor e a do país , a atividade canavieira vive uma nova realidade da porteira para dentro: o canavial mudou - as máquinas passaram a dominar o campo; a prática da queima está praticamente extinta; a palhada da cana cobre o solo; aumenta a presença de doenças, pragas e plantas daninhas até então pouco expressivas; e, ainda, o setor desbravou novas fronteiras com diferentes condições de clima e solo. Esses fatores derrubaram a produtividade e, consequentemente, aumentaram o custo de produção. 


João Abdo e Dib Nunes Jr apresentam ao setor o Dr.Cana, uma Rede de profissionais altamente gabaritados do setor sucroenergético oferecendo seus serviços dentro de um único plano de consultoria para produção de cana-de-açúcar

Por outro lado, surge grande volume de informações de que estão à disposição do setor muitas soluções para que os canaviais alcancem as melhores produtividades, ao redor de 100 toneladas por hectare.

Estão à disposição variedades de cana mais produtivas, voltadas à mecanização, personalizadas às características das diversas regiões produtoras e até a cana-energia e a cana transgênica resistente à broca. Os agroquímicos além de controlar pragas, doenças e daninhas contribuem para o aumento do teor de sacarose, outros controlam duas até três pragas ao mesmo tempo. O georreferenciamento mapeia os canaviais, registra falhas de ausência de biomassa e muitos outros detalhes. Drones realizam pulverização localizada. Quadriciclos fazem amostra de solo. Parte do plantio já é com muda pré-brotada (MPB). E a irrigação não é mais só para salvar o canavial, mas para obter maior produtividade por muito mais cortes.

No primeiro momento, essa gama de soluções tecnológicas parece facilitar a vida dos gestores sucroenergéticos, mas na verdade acaba exercendo maior pressão sobre eles. É que são muitas opções e variáveis, dificultando a acertada tomada de decisão para manter a saúde do canavial e da empresa.
Conhecedores dessa realidade vivida pelo setor, os profissionais Dib Nunes Jr - presidente do Grupo IDEA, engenheiro agrônomo especialista em produção, variedades de cana, gestão e qualidade – e João Carlos Abdo – engenheiro agrônomo especialista em gestão, planejamento e logística –, ambos com mais de 30 anos de atuação na área, estudaram uma forma que dê suporte aos gestores canavieiros para a adoção acertada das melhores práticas e tecnologias, que resultarão em ganhos de produtividade.

Dib observa que frente a essa diversidade de questões que envolvem o universo canavieiro, tornou-se necessário contar não com um consultor generalista, mas com um especialista em cada área. Para viabilizar essa solução com melhor custo-benefício para as empresas, Dib e João criaram o Dr. Cana, um programa de consultoria que abrange praticamente todas as etapas do processo produtivo, inclusive a gestão do negócio. O Dr. Cana reúne 16 experientes profissionais e o foco é obter a máxima produção de cana-de-açúcar. Com o conhecimento de seus especialistas, o Dr. Cana irá orientar as empresas sucroenergéticas sobre a dose certa e quando utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado.

“O Dr. Cana abre uma mudança de conceito no setor. Até então, as usinas, quando surge um problema, buscam um consultor no mercado. Muitas vezes, é necessário que haja rapidez na análise, mas o consultor não está disponível, com isso, a empresa precisa ficar na lista de espera, além de pagar mais por se tratar de uma urgência. Outras vezes, o orçamento do ano já estourou, impossibilitando a contratação. O Dr. Cana funciona como um plano de saúde, onde o associado pagará uma mensalidade e terá à disposição vários especialistas durante o ano”, explica João Abdo.

Como funciona o Dr. Cana
O Dr. Cana oferece duas opções de plano, a Gold com direito a cinco créditos por mês para serem trocados por serviços em consultoria para produção de cana-de-açúcar. E o Máster, que oferece oito créditos mensais. O cliente escolhe qual plano deseja. O Dr. Cana disponibiliza 164 módulos de serviços, cobrindo todas as etapas do processo produtivo da cana, cada módulo tem uma quantidade de créditos. Escolhido o serviço que lhe interessa, é só o cliente entrar em contato com a Central de Atendimento do Dr. Cana, pelo telefone (16) 3211-4770 para agendar a ida do consultor especializado à sua propriedade.

Segmentos de Serviço à Disposição
O associado escolhe O QUE QUISER e usa QUANDO QUISER, pois, terá créditos cumulativos para serem utilizados no período de vigência do contrato. “Se tiver para vencer o tempo e ainda restarem, cinco, seis créditos, podem ser direcionados para análises nematológicas e de fertilidade dos solos, ou ainda cursos de treinamento à distância ou mapeamento por satélites. Então, sempre haverá como utilizar os créditos oferecidos pelo Dr. Cana”, salienta Dib. Os serviços oferecidos são realizados na propriedade do associado e os créditos correspondentes a eles são descontados da cota mensal que faz parte do plano contratado.  O término do serviço só ocorre após recebimento de um relatório final.

Vantagens do Dr. Cana
Para os criadores do Dr. Cana, são várias as vantagens dessa Consultoria Multidisciplinar, para começar, trata-se de uma Rede de profissionais altamente gabaritados do setor sucroenergético oferecendo seus serviços dentro de um único plano de consultoria para produção de cana-de-açúcar, o que abre a oportunidade de substituir um consultor generalista por vários especialistas.

João Abdo chama a atenção ao fato de que as consultorias realizadas pela equipe do Dr. Cana são exclusivamente com base em resultados e em casos de sucesso, já vivenciados por seus especialistas. Para Dib, essa consultoria multidisciplinar possibilita ao associado adequar sua previsão orçamentária e realizar um plano de melhoria contínua, estrategicamente preparado para que as unidades sucroenergéticas melhorem seus resultados, gerando um programa de desenvolvimento tecnológico de qualidade e gestão de empresa. Tudo isso, com uma excelente relação custo-benefício. “Os valores das mensalidades são abaixo do preço de mercado e os associados contam com um centro consolidado de excelência e tecnologia canavieira”, salienta Dib.

Entre em contato com a Central de Atendimento do Dr. Cana para saber mais e agendar a visita do consultor: 
www.drcana.com.br
 


Fonte: CanaOnline