Clipping

A evolução da Cana Energia

A BioVertis, empresa de melhoramento genetico da Granbio, vai apresentar no 11º Grande Encontro de Variedades de Cana-de-açúcar nos dias 27 e 28 de setembro, portanto na próxima semana, os últimos resultados dos novos cultivares Vertix, especialmente desenvolvidos para plantio nos ambientes restritivos de solos das usinas.

Trata-se de uma linha de clones altamente produtivos e adaptados a ambientes do tipo D e E de produção canavieira. Será lançado o novo cultivares Vertix 3, com potencial para aumentar a produtividade do canavial em mais de 50% e, consequentemente, aumentando a produtividade de açúcar por hectare em mais de 25%, além de duplicar a produção de bagaço no hectare.

As cultivares Vertix, por proporcionar maior resistência a colheita mecanizada, irão permitir que as usinas ampliem o período de safra para o período mais úmido, contribuindo para otimizar o ativo industrial e também para criar um excedente de bagaço que permitirá à usina cogerar energia por mais tempo durante o período da entressafra. As usinas também podem desenvolver programas especiais direcionados para produção de biomassa, além de aproveitarem o caldo rico em açúcares para aumentar a produção de etanol.

O engº Agrº José Bressiani, diretor do programa de melhoramento da Granbio, salienta que o aumento de produtividade tão almejado pelos produtores passa obrigatoriamente pelo uso das variedades Vertix.

Outra grande vantagem destas variedades é que o custo de produção de uma tonelada da cana energia, como é chamada, custará cerca de R$50,00 numa distancia de até 20 km da usina.

Estes novos cultivares já tem muito mais caldo e açucares do que a primeira geração que foi totalmente direcionada para produção de biomassa. São portanto variedades intermediárias nem tanto para fibra e nem totalmente para sacarose, porém com um teor de açucares que aos 12 meses, supera a a casa dos 110 a 115 kg de ART por tonelada. Estas variedades são também relutantes a florescimento e já foram testadas para as principais doenças da cana.

Esta grande novidade que promete revolucionar o setor canavieiro proporcionando a colheita de mais açúcar por hectare, será apresentada no proximo seminário sobre Variedades de Cana no Centro de Convenções de Ribeirão Preto nos dias 27 e 28 de setembro.

Para se inscrever ligue para (16) 3211 4770 ou CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Compareça! Fique por dentro.


Fonte: Assessoria