Clipping

A importância das raízes para a cana-de-açúcar

Postado em 9 de Julho de 2020

É o SISTEMA RADICULAR que vai garantir o suprimento adequado de água e nutrientes às plantas

Dib Nunes, CEO do Grupo IDEA, vive batendo na tecla da vida no solo quando se fala em aumento de produtividade. Segundo ele, a capacidade produtiva de um canavial é influenciada por diversos fatores: propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, características das plantas, ambiente e, principalmente, pelo SISTEMA RADICULAR.

“Quando você cuida do sistema radicular, proporciona condições para o desenvolvimento de microorganismos benéficos que ajudam a melhorar a vida no solo e com isso, a sua fertilidade natural. Este fato nos oferece ainda mais vantagens: aumento das raízes que vai deixar, a cada corte, mais matéria orgânica no solo e promover maior retenção de CO2. As raízes mortas que são incorporadas ao solo se transformam em matéria orgânica e esta, por sua vez, em compostos ricos em nitrogênio. Com o tempo, a demanda por adubos nitrogenados vai se reduzindo”, salienta Dib.

O CEO do IDEA observa que, ao reduzir a demanda por adubos nitrogenados , o produtor vai sequestrar mais carbono e reduzir o uso de nitrogênio, o que favorece, segundo o Renovabio, a obtenção de mais Cbios (Certificados de descarbonização) para comercialização e, com isso, aumentar a sua receita líquida. Além disso, certamente, haverá aumento da produtividade de seu canavial.

Gostou das oportunidades que a vida no solo nos proporciona? Quer saber como aumentar o sistema radicular e obter essas vantagens?

Para discutir esse assunto de forma técnica e eficaz, no dia 15/07 às 16h, o Grupo IDEA promoverá um webinar gratuito e imperdível.

Participe! Inscreva-se gratuitamente clicando aqui.


Fonte: CanaOnline