Clipping

A resposta dos canaviais ao receber nutrição certa, realizada na época correta, com equipamentos adequados e com métodos de aplicação mais eficientes

Postado em 10 de Agosto de 2020

O produtor e pesquisador Sérgio Quassi de Castro, da AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada e Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos, são os entrevistados da jornalista Luciana Paiva, editora da CanaOnline

É “fake” que a cana-de-açúcar é uma planta rústica e não precisa de fertilizantes para produzir. Sim, a cana gosta e precisa de nutrientes. Canaviais que recebem fertilizantes são mais produtivos. E se a fertilização for realizada de forma certa, na quantidade e nutrientes indicados, em época correta, com equipamentos adequados e com métodos de aplicação mais eficientes, a resposta do canavial será melhor ainda.

AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, de Sales de Oliveira, SP, é um excelente exemplo sobre a resposta dos canaviais à nutrição bem-feita.  A AgroQuatro-S não é apenas uma área de experimentação agronômica é também uma fazenda onde seus proprietários precisam de retorno. “As tecnologias e práticas que testamos aqui, não são apenas estudos. Somos produtores, nossa área com cana é de 1200 hectares, dois quais 95% são arrendados. O valor do arrendamento na região de Ribeirão Preto é alto, então precisamos de soluções que nos permitam reduzir custos, aumentado a produtividade e a longevidade dos canaviais por muitos cortes”, diz Castro.

Nesta safra 2020/21, a expectativa da AgroQuatro-S é colher 145 mil toneladas de cana, com média de produtividade entre 110 a 115 toneladas por hectare, em canaviais com média de seis cortes. Um dos principais fatores para a obtenção desses bons números é a nutrição. Entre as formas de aplicação com melhor retorno é a incorporado ao lado da linha de cana.

Confira os detalhes nesta vídeo-entrevista aqui.

E neste vídeo confira a diferença em cana-soca fertilizada por aplicação não incorporada e outro com aplicação incorporada nos dois lados da cana a uma profundidade de 8 cm.

 


Fonte: CanaOnline