Clipping

Abiove esclarece: produção de biodiesel fechará o ano em 6,4 bilhões de litros

Postado em 4 de Novembro de 2020

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) esclareceu ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que o setor de biodiesel do País deve fechar o ano com produção de 6,4 bilhões de litros, um crescimento de 8,5% em relação ao ano passado. Anteriormente, a entidade havia divulgado em comunicado projeção de produção no ano de 6,4 milhões de litros.

A associação destacou ainda a homologação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) dos resultados do 76º Leilão de Biodiesel (L76), que resultou na venda de 1,105 bilhão de litros do biocombustível, que serão entregues nos meses de novembro e dezembro.

Segundo o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral, mesmo diante das incertezas de 2020 com a pandemia do novo coronavírus, o Brasil encerrará o ano como o terceiro maior produtor de biodiesel. “Diante destes resultados, o setor sai fortalecido e preparado para elevar a participação do biodiesel na matriz energética nacional e caminha para entregar o B13 (mistura de 13% do biodiesel no diesel) a partir de março de 2021”, disse Amaral, em nota.

O representante afirmou ainda que foi possível encerrar o L76, último do leilão do ano, “sem surpresas, com previsibilidade de demanda e garantia de entrega”. Conforme a Abiove, a indústria de oleaginosas deve encerrar 2020 com recorde de processamento, totalizando 44,6 milhões de toneladas.

 


Fonte: Estadão Conteúdo