Clipping

Açúcar: Datagro projeta déficit de 2 milhões de toneladas de açúcar em 2018/19

O presidente da Datagro, Plínio Nastari, informou que projeta um déficit da produção de açúcar de 2 milhões de toneladas na safra 2018/19. Há apenas um mês, a estimativa da consultoria já era de consumo maior do que produção, mas na casa de 700 mil toneladas. O executivo conversou com o Broadcast, após participar do seminário anual da Organização Internacional do Açúcar (OIA), em Londres, evento em que foi um dos palestrantes.

A projeção da Datagro está bem distante dos números mais recentes apresentados no início deste mês pela entidade. A OIA fez uma revisão significativa das suas projeções para o ciclo atual, de 6,7 milhões de toneladas esperadas em agosto para um balanço ainda positivo de 2,2 milhões de toneladas agora. De qualquer forma, as estimativas são também bem menores do que a produção excedente da safra 2017/2018, de 8,4 milhões de toneladas.

O Brasil é grande responsável por essa diminuição das previsões de atividade, ao lado de Índia, Tailândia, União Europeia, Rússia e Estados Unidos, entre outros produtores. Há mais de um ano, o setor sucroenergético doméstico tem impulsionado a produção de etanol, como uma reação aos aumentos dos preços da gasolina e de mudanças na composição tributária, além da queda da cotação do açúcar. Se o déficit for confirmado, será o primeiro desde 2016/17, quando o saldo ficou negativo em 3,3 milhões de toneladas.

Por Célia Froufe


Fonte: Broadcast Agro