Clipping

Açúcar/Unica/Eduardo Leão: Brasil deve voltar a ter 50% de participação no mercado internacional

Postado em 16 de Dezembro de 2020

A participação do Brasil no mercado global de açúcar deve voltar a atingir a marca de 50% este ano, afirmou o diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão. "Poucas vezes nos últimos anos conseguimos isso", disse ele em entrevista coletiva da entidade. De acordo com Leão, se o País mantiver em dezembro a média de embarques dos onze primeiros meses do ano pode exportar 31 milhões de toneladas em 2020, "o que representa recorde na última década".

O Brasil teve mais espaço para exportar, basicamente, pela menor oferta de dois importantes exportadores: Tailândia e Índia. "Isso abriu espaço para o Brasil ampliar exportações, o que foi muito bem-vindo", disse Leão.

Ele ressaltou, porém, que ainda há barreiras de mercado importantes em países que têm peso no comércio global, como a China, a Índia e a Tailândia.

O executivo afirmou que, em relação à Índia, o painel contra o país na Organização Mundial do Comércio (OMC), que trata sobre os subsídios ao açúcar, "finalmente teve avanço depois de muito tempo parado por conta da pandemia", e que já é possível sonhar com uma conclusão em meados do ano que vem. "Temos fé que devemos ganhar esse processo junto com Austrália e Guatemala", disse.

Por Augusto Decker


Fonte: Broadcast Agro