Clipping

Adoção de novas variedades de cana” e “mapas de Ambientes de Produção”: quem trabalha com planejamento sabe que um não pode acontecer sem o outro.

Estamos iniciando hoje uma parceria Grupo IDEA / CSolos Mapeamento & Consultoria para fornecer, semanalmente, informações técnicas e gerenciais sobre o uso otimizado da Carta de Solos e mapas de Ambientes de Produção nas usinas e nos fornecedores de cana-de-açúcar. E para dar início a essa parceria, o nosso primeiro assunto refere-se a um dos mais comentados atualmente no Setor Sucroenergético que é a relação existente entre “adoção de novas variedades de cana” e os “mapas de Ambientes de Produção”.

 

Para obter ganhos de produtividade temos que colocar em nossas agendas e planejamentos a adoção de novas variedades, pois com o excelente trabalho das empresas ou instituições brasileiras de melhoramento genético de cana (Ridesa, CTC e IAC), temos disponíveis anualmente variedades melhores adaptadas ao atual sistema de produção de cana, em que busca-se: i) elevada produtividade; ii) maior teor de açúcar; iii) melhor adaptação à colheita mecanizada e; iv) maior resistência a pragas e doenças.

No entanto, apenas adquirir tais variedades sem ter como base os mapas de Ambientes de Produção para alocá-las corretamente, pode-se incorrer em erros de plantio e obter-se resultados bem abaixo do esperado.

Se plantarmos uma variedade recomendada para Ambiente B em solos de baixo potencial, tal variedade produzirá menos, estará mais susceptível ao ataque de pragas/doenças e terá menor longevidade.

Portanto, usinas ou fornecedores que adotam novas tecnologias não podem mais correr o risco de plantar variedades com elevado potencial genético e por um simples erro de alocação (por falta de um mapa de Ambientes de Produção) não produzir aquilo que se espera. E isso vale tanto para as variedades já consagradas comercialmente, quanto, para as novas variedades que estão sendo introduzidas no mercado.

Sobre nós

O consultor Dib Nunes Jr., do Grupo IDEA e Fernando Bertolani, da CSolos, fazem parte da rede de consultores associados Dr. Cana. 

O Dr. Cana é uma maneira diferente, com excelente custo-benefício, de se contratar consultorias agrícolas das diversas fases da produção da cana. O assinante do Dr. Cana possui créditos mensais para trocar por serviços especializados que se complementam com o objetivo de aumentar a produtividade.

Saiba mais em: www.drcana.com.br


Fonte: Grupo IDEA