O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o Brasil está discutindo oportunidades de cooperação com o Reino Unido nas áreas de geração de energia com hidrogênio de baixa emissão de carbono e bioenergia, com destaque para o etanol.
Em evento on-line promovido pela embaixada britânica, o ministro também comentou sobre a possibilidade de troca de experiências na área de energia eólica em alto-mar.
“Tenho certeza de que vamos abrir novas avenidas para cooperação e oportunidades em nossas iniciativas para construir uma economia de baixo carbono. Há sinergias entre nossos objetivos”, disse Albuquerque.
Também presente ao evento, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, reiterou o interesse no desenvolvimento conjunto de projetos de energia eólica em alto-mar e destacou a importância de investimentos privados no setor.
“Acredito que esse setor terá um papel de destaque na diversificação de geração de energia elétrica e no crescimento da economia brasileira no futuro. O Reino Unido tem experiência para apoiar empresas brasileiras na transição energética”, disse Wilson.
Neste ano, o Reino Unido sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 26. O evento está previsto para ser realizado em novembro, em Glasgow, na Escócia.
Fonte: Valor Econômico