Clipping

Anfavea deve rever para cima previsões para máquinas agrícolas

O otimismo se deve à expectativa positiva para os preços das commodities, em razão da seca na Argentina e de problemas climáticos nos EUA 

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, afirmou nesta terça-feira (6/3), que as previsões para o segmento de máquinas agrícolas em 2018 devem ser revisadas para números mais otimistas. Hoje, a associação aposta em avanço de 3,7% nas vendas internas e de 11,8% na produção. As revisões devem ocorrer nos próximos meses.

Segundo o vice-presidente da Anfavea para a área de máquinas agrícolas, Alfredo Miguel Neto, o otimismo se deve a uma série de fatores. Um deles é a expectativa positiva para os preços das commodities no mercado internacional, em razão da seca na Argentina e de problemas climáticos que são esperados nos Estados Unidos. "Isso tende a manter os preços em alta", disse.

Miguel Neto acrescentou que os produtores estão mais confiantes com seus negócios. "O índice de confiança cresceu no último trimestre e o momento atual é de ainda mais otimismo", declarou. A confiança também aumenta, ele disse, quando os produtores veem que o Ministério da Agricultura prepara um plano de macrologística para o Brasil.

Além disso, o executivo afirmou que o crédito rural tem crescido, citando avanços de 24% em fevereiro ante fevereiro do ano passado e de 15% em relação a janeiro. E a expectativa para a liberação de recursos por meio de financiamentos também é positiva. "Esperamos que o Plano Safra continue bastante atrativo", afirmou.

 


Fonte: Globo Rural