Clipping

Associações cobram investimentos para melhorar infraestrutura no Brasil

É preciso forte investimento público e privado para que a infraestrutura de transportes seja compatível com as necessidades do País, disseram hoje a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas (Anut) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). As entidades reforçaram o posicionamento no documento "Visão dos Usuários do Transporte de Carga e Expectativas para 2018", assinado por representantes das entidades durante o Seminário de Infraestrutura de Transporte e Logística - Visão dos Usuários e que deverá ser enviado a representantes de órgãos do governo ligados ao transporte.

"Temos uma infraestrutura deficiente, com malha rodoviária em más condições, ferrovias, hidrovias e cabotagem ineficientes, ainda com o agravante da baixa capacidade de armazenagem", destacaram as associações. "A logística nacional padece com uma competitividade inadequada, que há muito tempo tem sido um entrave no desenvolvimento econômico e social do País."

As entidades ressaltaram ainda a necessidade de operadores modais eficientes e "segurança jurídica de que serão respeitados os princípios constitucionais da livre iniciativa, livre negociação e o direito de ir e vir". "Não há espaço no futuro para iniciativas artificiais de intervenção no mercado que contrariem essas premissas", defenderam, em referência a um dos temas discutidos no evento, a proposta de fixação de preço mínimo do frete rodoviário, em tramitação no Senado. 


Fonte: Estadão Conteúdo