Clipping

Aumento de produtividade e redução de custos na lavoura canavieira são temas de seminário em Ribeirão Preto

Postado em 18 de Novembro de 2019

O 18º Seminário de Produtividade e Redução de Custos no Setor Canavieiro, evento realizado pelo Grupo IDEA, acontece nesta quarta-feira

A safra canavieira de 2009/10 da região Centro-Sul do Brasil registrou produtividade média de 89 toneladas por hectare. Nos anos seguintes, em decorrência de uma série de fatores como: mecanização dos canaviais, expansão para ambientes restritivos, problemas climáticos, e endividamento setorial – que levou à menor renovação de canaviais e cortes nos tratos culturais –, a produtividade despencou e bateu à casa das 60 toneladas na safra 2011/12.

A menor produtividade está diretamente ligada ao aumento no custo de produção – o volume produzido é dividido pelo montante do que foi investido – quanto menos se produz, maior é o custo da produção de cana e menos competitivos no mercado são os produtos oriundos dessa matéria-prima. Assim, a queda de produtividade passou a ser fator preponderante para o caixa negativo do setor.

Após bater no fundo do posso, o setor empreende uma retomada de aumento de produtividade, dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) apontam que a safra canavieira 2019/20 da região Centro-Sul do Brasil apresenta, até o início de novembro, produtividade média de 79,8 toneladas de cana por hectare ante 74,9 toneladas na safra 2018/2019.

A produtividade cresce, mas ainda é bem inferior aos números que já registrou. E, para muitos especialistas, mesmo as melhor médias de produtividades já registradas, estão longe do potencial que a cana pode alcançar, tanto que, em muitas regiões, é possível ter produtividade média superior a 100 toneladas por hectare.

Assim, o setor precisa empreender uma revolução na forma de produzir cana. Com o objetivo de apresentar soluções para que o setor produza mais e melhor, o Grupo IDEA, um dos maiores organizadores de eventos técnicos da agroindústria canavieira, realiza, há 18 anos, o Seminário de Produtividade e Redução de Custos no Setor Canavieiro.

A 18ª edição do evento acontece nesta quarta-feira, 20, em Ribeirão Preto. Fazem parte da programação palestras sobre boas práticas e tecnologias inovadoras, além de temas sobre o mercado externo de açúcar e etanol, a influência do cenário político e econômico no segmento, as expectativas para a próxima safra e a atualização dos custos de produção.

Conheça a programação completa da edição deste ano no site http://ideaonline.com.br/mail/agenda_red19.pdf


Serviço
18º Seminário de Produtividade e Redução de Custos no Setor Canavieiro
Data: 20 de novembro de 2019
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Mais informações: (16) 3211-4770 - E-mail: eventos@ideaonline.com.br
Inscrições: https://doity.com.br/prc2019

 


Fonte: CanaOnline