Clipping

Bolsonaro reúne ministros para discutir taxação de combustíveis

Postado em 10 de Março de 2021

O presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião de ministros, ontem (10) terça-feira para discutir a taxação de combustíveis, disseram fontes ao Valor. Um dos assuntos na mesa é a prorrogação da isenção de impostos federais sobre o diesel, um tema caro aos caminhoneiros, que são parte do núcleo duro da base bolsonarista.

O encontro não consta na agenda oficial de Bolsonaro. Participam da reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Tereza Cristina (Agricultura), André Mendonça (Justiça), além do secretário de Assuntos Estratégicos, almirante Flávio Rocha.

O presidente está sob pressão dos caminhoneiros por conta dos seguidos aumentos no preço dos combustíveis promovidos pela Petrobras com base em critérios de mercado. Ele promoveu a troca do presidente da estatal e já indicou o general Silva e Luna, atual presidente da Itaipu, para o lugar de Roberto Castello Branco no comando da petrolífera.

Em fevereiro, Bolsonaro anunciou a isenção de impostos federais sobre o gás de cozinha e o diesel. No caso do diesel, porém, a isenção vale por apenas dois meses. À época, o presidente disse ter ordenado à sua equipe que encontre uma solução para que a isenção do diesel seja permanente, assim como foi no caso do gás.

 


Fonte: Valor Econômico