Clipping

Canaviais contam com tecnologia que mensura a quantidade de mato da lavoura e sua evolução

Postado em 18 de Setembro de 2019

O Mato Controle é uma solução integrada criada pela IDGeo em parceria com o Grupo IDEA. É composta por um aplicativo móvel, um portal Web e relatórios informativos

O aplicativo é utilizado para fazer levantamento de dados, talhão a talhão. Estes dados, relacionados à infestação de daninhas e parâmetros de cultivo, são utilizados para definir o Índice de Infestação, um KPI (Key Performance Indicator) que mede a infestação de daninhas no talhão. Os dados e índices calculados pelo aplicativo podem ser visualizados e geridos de forma centralizada, a partir da sincronização do aplicativo com o Portal IDGeo, plataforma Web para gestão agrícola. As informações geradas pelo aplicativo também são apresentadas em relatórios informativos, que auxiliam nas tomadas de decisões.

COMO FUNCIONA:

O levantamento de dados é realizado com base em um formulário que contém uma série observações a serem registradas a respeito do talhão. Este formulário é preenchido pelo usuário durante visita em campo. O aplicativo, então, interpreta de forma inteligente as informações fornecidas e calcula o Índice de Infestação de daninhas no talhão, que assume os valores qualitativos: BAIXO, PREOCUPANTE e CRÍTICO.

No Portal IDGeo, o gestor ou coordenador agrícola recebe informações adicionais, como condições da área, tamanho do mato, disposição, tipo de daninha infestante, condição da cana, teor de argila, camada de palha, período de cultivo e a presença ou não de torrões e, com base nesses dados, analisa qual o melhor produto e forma de aplicação para a situação. Recomendações de aplicação são então indicadas para os talhões com infestação. Novamente no aplicativo, o usuário pode utilizar estas recomendações para registrar a aplicação de controle realizada no campo.

Após cerca de 30 dias (ou período variável a ser definido por fase de controle), uma outra visita a área deve ser feita com o intuito de verificar se a aplicação realizada foi ou não efetiva para controle e redução da matoconcorrência, isto é, o usuário informa novos dados de pós-aplicação no aplicativo.

 


Fonte: CanaOnline