Clipping

Carro faz primeira viagem com combustível feito de uísque

Enquanto no Brasil o etanol faz bastante sucesso como combustível alternativo à gasolina, na Europa, a ausência desse produto acaba tornando o diesel popular por lá. Recentemente surgiram empresas que fazem etanol no exterior a partir de milho e beterraba. A notícia agora, porém, é o combustível feito a partir do uísque, criado pela empresa escocesa Celtic Renewables.

Chamado biobutanol, o biocombustível amigo do meio ambiente é feito a partir dos resíduos que sobram após a produção da bebida, que normalmente seriam descartados. E a cada ano são produzidos na Escócia quase 750 mil toneladas do resíduo sólido e mais 2 bilhões de litros do resíduo líquido que depois dão origem ao combustível. 

Da teoria para a prática, o novo produto já foi testado. Segundo a empresa, ele foi usado neste mês pela primeira vez para abastecer um veículo, sem que fosse necessária qualquer modificação mecânica. Isso é possível devido ao poder energético do biobutanol ser muito parecido com o da gasolina e do diesel - diferente do que acontece com o etanol, que exige algumas alterações para tornar o carro flex.
 


Fonte: iCarros