Clipping

Chinesa Unipec comprará petróleo dos EUA após trégua comercial

A trading de petróleo chinesa Unipec planeja retomar as compras de óleo norte-americano para a China até março, depois que o acordo entre os presidentes dos dois países durante a cúpula do G20 reduziu o risco do estabelecimento de tarifas sobre essas importações, disseram três fontes com conhecimento do assunto.

As fontes disseram à Reuters que a Unipec —o braço comercial da refinaria Sinopec— quer importar petróleo dos Estados Unidos até 1º de março, que marca o fim do período de negociações de 90 dias, estabelecido pelos líderes das duas maiores economias do mundo.

As importações de óleo norte-americano pela China foram interrompidas em outubro, com o aprofundamento da guerra comercial.

“Os compradores chineses que querem adquirir petróleo dos EUA vão correr para importar o óleo durante a janela (de negociação)”, disse um executivo-sênior da Sinopec, acrescentando que a commodity tem que chegar antes do dia 1º de março.

“Os preços estão baixos, então faz sentido economicamente estocar algum petróleo em estoques comerciais”, disse o executivo, que pediu para não ser nomeado.

A Sinopec disse que tem uma política de não comentar sobre acordos comerciais específicos. A Unipec não respondeu a uma solicitação por e-mail.


Fonte: Reuters