Clipping

CNA alerta para perdas de até R$ 27 bilhões com proibição do paraquat

Postado em 15 de Outubro de 2020

Um estudo feito pela consultoria MB Agro e encomendado pelo Instituto Pensar Agro aponta que os prejuízos para a agricultura brasileira com o banimento do paraquat pode gerar perdas de até R$ 27 bilhões. Uma nova decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu que o ingrediente ainda pode ter seus estoques remanescentes usados na safra 20/21. O prazo da autorização máxima vai até 31 de agosto de 2021, dependendo da cultura e do calendário produtivo.

Para Maciel Silva, assessor técnico da confederação de agricultura e pecuária do brasil (CNA),a decisão da Anvisa de autorizar o uso dos estoques foi positiva para o setor produtivo. No entanto, algumas diretrizes precisam ser definidas. “A partir da nova resolução, as regiões Norte e Nordeste não estão inseridas na questão dos prazos. Isso precisa ficar claro para todas as regiões do país”, pondera o assessor técnico da entidade.

Silva também lembra que tanto a Anvisa quanto a Ministério da Agricultura ainda precisam publicar uma nova normativa que estabelece novos critérios para o uso do herbicida. Ainda segundo o assessor técnico da CNA, a decisão de proibir o uso pode não ser revertida, mas a Anvisa ainda está aberta a receber novos estudos sobre o risco do uso do produto para a saúde humana.

 


Fonte: Canal Rural