Clipping

Com crise de água, Índia quer incentivar eficiência em irrigação.

A Índia deve fornecer incentivos aos agricultores para o uso eficiente de água e, assim, evitar uma crise iminente, segundo pesquisa econômica apresentada pela ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, ao parlamento.

O país do sul da Ásia deve introduzir melhores métodos de irrigação, usar tecnologias e mudar os padrões de cultivo para reduzir o uso de água subterrânea, a qual 89% é extraída para fins de irrigação, segundo pesquisa divulgada na quinta-feira.

A Índia é um dos maiores usuários de água subterrânea do mundo, e os níveis de esgotamento são a principal razão para a severa escassez de água do país. Cerca de 600 milhões de indianos enfrentam falta de água, em níveis que variam de alto a extremo, e a situação deve piorar à medida que as necessidades de água aumentam, de acordo com relatório de 2018 da NITI Aayog, agência de formulação de políticas do governo. Cerca de 75% dos domicílios no país não têm água potável.

A Índia já enfrenta uma grave crise de água, com volumes de chuva insuficientes em cerca de 60% do país entre 1º de junho a 4 de julho, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia.

Uma das principais razões para a diminuição do nível do lençol freático é o padrão de cultivo, inclinado para culturas que usam mais água. Juntos, arroz e cana-de-açúcar consomem mais de 60% da água disponível para irrigação. A Índia também carece de uma estrutura adequada sobre os preços de sustentação e subsídios de modo a desencorajar o cultivo de culturas intensivas em água, disse a pesquisa.

O foco deve mudar de "produtividade da terra" para "produtividade da água de irrigação", de acordo com a pesquisa. O governo identificou 1.592 áreas com problemas de escassez de água em 256 distritos com o objetivo de incentivar práticas de conservação, disse a ministra das Finanças, em discurso sobre o orçamento na sexta-feira. O governo planeja usar fundos disponíveis de vários programas para esse fim, disse.

 

 


Fonte: Bloomberg (05/07)