Clipping

Começa hoje a safra canavieira 2020/21 na região Centro-Sul

Postado em 1 de Abril de 2020

A expetativa é que 267 unidades sucroenergéticas estejam em operação nesta safra que deverá moer cerca de 600 milhões de toneladas de cana

Hoje, 1º de abril, tem início oficialmente a safra canavieira 2020/21, a expectativa é que 267 unidades estejam em operação nesta safra, quatro a mais que na safra 2019/20. As primeiras previsões de produção das consultorias especializadas ficam entre 596 milhões de toneladas de cana (previsão Datagro) a 600 milhões (previsão Agroconsult). Inicialmente, espera-se que o mix seja mais açucareiro, em decorrência da queda do preço do petróleo, que reduz a competitividade do combustível verde.

Algumas unidades já iniciaram a moagem no mês e março, mas a cana colhida até ontem, 31, será contabilizada para a safra 2019/20. Outras, como a Da Mata S/A Açúcar e Álcool, de Valparaíso, SP, dá a largada justamente hoje. Mas, a maioria, iniciará a safra nos próximos 15 dias, outras só mesmo em maio.

As condições climáticas, até o momento, não têm sido problema, têm ajudado o desenvolvimento da cana. No entanto, o ano que parecia promissor, começou a ter um cenário meio turvo com a enorme queda dos preços internacionais do petróleo, que começou 2020 com o valor do barril a 60 dólares e em 30 de março bateu a menos de 20 dólares.

O quadro ficou ainda pior com a pandemia do Coronavírus que, com a necessária medida de isolamento, derrubou o consumo de combustível em mais de 50%.

Então, o quadro é de uma safra de desafios. Porém, desafio não é novidade para o setor sucroenergético. Temos fé que oportunidades surgirão neste cenário de crise. A CanaOnline deseja a todos uma safra de superação, com muita produtividade e bons negócios.


Fonte: CanaOnline