Clipping

Conheça a “super variedade de cana” da Granbio

O diretor de tecnologia agrícola da Granbio, José Antônio Bressiani, apresentou, durante o 12° Grande Encontro sobre Variedades de cana-de-açúcar, a variedade de cana-energia Vertix 3, que apresenta elevada produtividade em toneladas de cana por hectare e proporciona maior longevidade ao canavial, além de índices expressivos de sacarose e de fibra. Esse material tem também ótimo desempenho em áreas com solo fraco e déficit hídrico acentuado.

De acordo com Bressiani, o surgimento da Vertix 3 mudou diversos parâmetros no manejo varietal e no desenvolvimento da cana-energia. Essa variedade da Granbio possui teor de fibra próximo de 20% e ART de 110 quilos por tonelada de cana. Com essas características, a Vertix 3 pode ser processada juntamente com a cana-de-açúcar tradicional para a produção de etanol de primeira geração. E, posteriormente, pode ser ainda utilizada para geração de energia ou etanol 2G, pois disponibiliza grande quantidade de bagaço.

Outro diferencial dessa variedade é a produtividade em toneladas por hectare. Experimentos com a Vertix 3 mostraram um rendimento médio de 128 TCH em três cortes, enquanto a cana convencional alcançou 85 TCH. O surpreendente é que essa cana-energia está registrando uma produtividade crescente: 124 TCH no primeiro corte; 127 TCH no segundo e 131 no terceiro. A outra variedade, utilizada nesse experimento, teve um rendimento decrescente, como sempre ocorre com a cana tradicional, produzindo 116 TCH no primeiro corte, 74 TCH no segundo e 64 TCH no terceiro.

Essa performance da Vertix 3 é decorrente de suas características especiais, como a maior presença de rizomas e a grande capacidade de perfilhamento.

Em três cortes, produziu uma quantidade média de açúcar de 12% superior à outra variedade devido ao seu alto rendimento agrícola em toneladas por hectare.

Esse índice deverá se tornar ainda maior em decorrência da produtividade crescente. Estes rendimentos podem alcançar entre 20% a 25% se cultivadas em solos de melhor fertilidade.


Fonte: CanaOnline