Clipping

Consumo de combustíveis cresce 1,3% em junho, aponta ANP

O consumo nacional de combustíveis subiu 1,31% em junho, na comparação com igual período do ano passado, mas fechou o primeiro semestre com uma queda acumulada de 1,3%. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram vendidos, no mês retrasado, 11,386 bilhões de litros.
 
A comercialização de diesel subiu pelo segundo mês consecutivo (1,3%), para 4,678 bilhões de litros. No acumulado do ano, houve uma retração de 1,4%.
 
Já o consumo de gasolina cresceu 11,6% em junho, para 3,762 bilhões de litros, e, no ano, acumula um crescimento de 7,3%. Esse aumento, o principal destaque positivo de 2017 no mercado de combustíveis, está deslocando o consumo de etanol hidratado, que por sua vez caiu 17,6% em junho e fechou o primeiro semestre com queda de 19,3%.
 
Puxadas pela alta no consumo da gasolina, as vendas de combustíveis para veículos do Ciclo Otto (aqueles que rodam com motores a etanol ou gasolina) acumulam uma alta de 2,1% no ano.
 
Ainda segundo os dados da ANP, houve, em junho, queda de 1,5% no consumo de gás liquefeito de petróleo (GLP); um recuo de 20% nas vendas de óleo combustível; e de 2,6% no setor de querosene de aviação.

Fonte: Valor Econômico