Clipping

Defensivo biológico tem eficiência superior a 80% no manejo de nematoides

Postado em 24 de Julho de 2020

O produto elevou em 2,4 sacas/ha a produtividade nos campos demonstrativos de soja

A Koopert está lançando dois produtos com o agente ativo Bacillus amyloliquefaciens, que é uma bactéria que atua como nematicida e auxilia na reestruturação da biota do solo, aumentando a capacidade de absorção de nutrientes pelas plantas. Indicados para tratamento de sementes, o Chevelle foi formulado para aplicação em hortifrutis e o Veraneio, para as culturas de grãos e cereais.

Os produtos, para controle de nematoides-das-lesões (Pratylenchus brachyurus) e nematoides das galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica), reduziram o fator de reprodução dos nematoides, apresentando eficiência superior a 80%. Consequentemente, promoveram também o crescimento vegetal e maior produtividade das culturas.

De acordo com o coordenador de desenvolvimento agronômico da Koppert, Marcelino Borges de Brito, a principal vantagem dos produtos é a formação de um filme na raiz das plantas, que promove uma barreira física, limitando o contato com patógenos de solo. “Além disso, esse biofilme libera alguns metabólitos que degradam e quebram o ciclo do nematoides tanto na fase juvenil, como na de ovos”, explica.

Como um efeito auxiliar, o Bacillus amyloliquefaciens auxilia na promoção de crescimento das plantas, com um consequente incremento de produtividade. Em campos demonstrativos, o produto elevou o rendimento da soja em 2,4 sacas por hectare, em média. Os experimentos também apontaram aumento médio de 11% no volume da raiz, e de 13% na parte aérea da planta.

 


Fonte: Assessoria