Nossa Equipe

Dib Nunes Jr.

É engenheiro agrônomo formado pela UNESP de Jaboticabal, com pós-graduação (mestrado) na mesma universidade em Produção Vegetal. Trabalhou 12 anos no Centro de Tecnologia da Copersucar nas regiões de Jaú, Assis e Brotas.

Neste período, executou projetos de implantação de usinas pelo Pró-Álcool do Brasil nas décadas de 70 e 80; foi responsável pelo programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar na região centro-sul do Estado de São Paulo; chefiou 3 estações experimentais e neste período assistiu diretamente a 24 usinas cooperadas no Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás. Iniciou programas de absorção de tecnologia nos Estados de Alagoas e Pernambuco. Também foi engenheiro agrônomo da Usina da Barra e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP.

Publicou 34 trabalhos técnico–científicos em revistas especializadas. Proferiu inúmeras palestras e escreveu dezenas de artigos em periódicos do setor sucroalcooleiro. É articulista da revista da Sociedade dos Técnicos Açucareiros do Brasil-STAB. Recebeu em 1994, 1996 e 1998, o prêmio Jornalcana como o melhor consultor agrícola do ano. Possui, ainda, cursos nas áreas de administração agrícola, controladoria e gestão da qualidade.

Desenvolveu novas tecnologias de produção tais como: cultivo quádruplo, maturadores e estimuladores de crescimento, novas técnicas de adubação e recuperação de solos, novos herbicidas e suas misturas, técnicas de produção da cultura sob palha, além de ser especialista em planejamento estratégico de colheita, alocação varietal e no controle de qualidade da matéria prima. Criou o sistema de gestão agrícola por ambientes de produção e elevou a produtividade agrícola de varias usinas.

Coordenou e desenvolveu projetos Greenfields e realizou inúmeras avaliações técnico-econômicas em usinas em processo de transferência de controle acionário. É o criador dos eventos técnicos realizados pelo IDEA considerados os mais importantes do setor. Especializou–se na cultura da cana-de-açúcar através de cursos realizados na Copersucar, em Houma, Louisiana e Honolulu (EUA). Realizou viagens de estudos à África do Sul, Barbados, Argentina, EUA e Austrália. Atendeu inúmeras empresas nacionais, fundos de investimentos, bancos e tradings.

Diretor e proprietário do IDEA, respondendo pela consultoria agronômica, proprietário da ALCOPLAN CONSULTORIA e da HOROS COMUNICAÇÃO E EVENTOS, empresas estás que constituem o Grupo IDEA.