Clipping

Dispositivo evita formação de torrões na operação de plantio mecanizado

Postado em 26 de Março de 2021

Uso desse recurso tecnológico, juntamente com as Caixas de Óxido – acessórios de plantadora automatizada –, aumenta produtividade e longevidade do canavial

Usinas e produtores estão plantando cana de ano e meio em condições desfavoráveis. O regime irregular de chuvas tem facilitado a formação de torrões no momento da sulcação – alerta o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. Os torrões costumam formar bolsões de ar no sulco, o que interfere no resultado do plantio, dificultando o desenvolvimento dos toletes.

“Com pouca chuva, o solo não amolece de maneira satisfatória e, em decorrência disso, a sulcação ‘levanta’ muito torrão”, ressalta Auro Pardinho. Segundo ele, as chuvas mal distribuídas e índices pluviométricos abaixo da média nas regiões canavieiras estão encurtando a “janela de plantio”. Por isso, usinas e produtores estão plantando cana mesmo em condições de umidade não muito adequadas.

Para evitar as consequências causadas pela formação de torrões, ele recomenda uma solução bastante eficaz: a utilização do Sulcador com Dispositivo Destorroador, acessório que pode ser acoplado à Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, fabricada pela DMB. Dotado de uma haste que atinge uma profundidade de até 42 centímetros, este recurso elimina torrões e ondulações do terreno.

Pesquisa realizada pela empresa AgroQuatro-S, em parceria com a DMB, demonstrou inclusive que uma área com plantio mecanizado realizado por máquina convencional, que não possui Sulcador com Dispositivo Destorroador, apresentou 20% a mais de torrões em comparação a uma área onde foi utilizada plantadora automatizada equipada com esse recurso tecnológico.

Além disto, o uso das Caixas de Óxido – outro acessório da plantadora automatizada disponibilizado pela DMB – possibilita a aplicação de óxido de cálcio e de magnésio no fundo do sulco durante a operação de plantio. Esse procedimento proporciona um melhor enraizamento da planta, que atinge até um metro de profundidade.

O uso do Dispositivo Destorroador, para simplificar e aprimorar o preparo do solo, e das Caixas de Óxido, que disponibilizam prontamente nutrientes à planta, reduzem custo, aumentam a produtividade e a longevidade do canavial – resume Auro Pardinho. Os dois acessórios podem ser adquiridos com a plantadora nova ou mesmo incorporados à PCP 6000 Automatizada que não possui esses recursos tecnológicos.


 A DMB estará presente no 22º Seminário de Mecanização, evento do Grupo IDEA que será totalmente online e gratuito.

Pardinho irá falar sobre o "Plantio mecanizado da cana com preparo de solo customizado".

Programe-se para participar! Faça sua inscrição abaixo:


Fonte: Assessoria de imprensa DMB