Clipping

Eliminações de torrões nas áreas de plantio de cana é essencial para o bom enraizamento da planta

Postado em 10 de Março de 2021

O uso de plantadora de cana automatizada com Sulcador com Dispositivo Destorroador quebra os torrões, o que possibilita a obtenção de um solo mais favorável ao desenvolvimento dos toletes

A existência de torrões na área em que será formado o canavial significa perdas, pois irá dificultar o desenvolvimento das raízes da cana-de-açúcar.  Por isso, na análise do pesquisador e produtor Sérgio Quassi de Castro, sócio da AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, a eliminação de torrões é fundamental para a formação de canais mais produtivos.

Um estudo que a AgroQuatro-S realiza em parceria com a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, constatou que a área com plantio realizado pela máquina convencional (que não possui dispositivo destorroador) apresentou 20% a mais de torrões.

Já o plantio realizado com a Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, dotada de Sulcador com Dispositivo Destorroador, há quebra de torrões, o que possibilita a obtenção de um solo mais favorável ao desenvolvimento dos toletes. “O Sulcador com Dispositivo Destorroador elimina os bolsões de ar e este pode ser um dos fatores que ajuda na diferença de produtividade A cana germina mais rapidamente e desenvolve melhor a raiz”, observa Sérgio.

Localizada em Sales de Oliveira, SP e com uma área de 1200 hectares (95% arrendada), a AgroQuatro-S é uma empresa produtora de cana-de-açúcar focada na formação de canaviais com alto desempenho, tendo como pilares o trabalho científico, as boas práticas de produção, treinamento da equipe e a adoção de produtos e tecnologias de ponta.


A DMB estará presente no 22º Seminário de Mecanização em 2021 que acontecerá 100% online

Não fique de fora, faça sua inscrição clicando no banner abaixo:


Fonte: CanaOnline