Clipping

Embrapa testa consórcio do amendoim com a cana-de-acuçar no Nordeste

O Brasil Rural desta terça-feira (17), entrevista o pesquisador da Embrapa Algodão, Tárcísio Gondim, sobre o acordo de cooperação técnica com o Instituto Agropolos do Ceará.

O objetivo da pesquisa é experimentar e avaliar o sistema de produção do amendoim em consórcio ou em rotação de culturas para renovação de canaviais, na região semiárida do Nordeste.

O pesquisador explica que a ideia do consórcio é mais uma alternativa para os produtores da região. "O amendoim é uma leguminosa, classificada como fabacea, que tem a condição de associar microorganismos ao seu sistema radicular, que fixa o nitrogênio e esse elemento é muito importante para o crescimento da cana-de-açúcar, o que certamente reduz o custo da compra de insumos para a lavoura da cana-de-açúcar", afirma.

Além disso, segundo o especialista, um dos benefícios da experiência é que em 120 dias "o produtor pode ter as duas rendas. No primeiro momento, a renda do amendoim e ao final do plantio, a da cana-de-açúcar”.

De acordo com Tarcísio Gondim, a experiência já existe no estado de São Paulo, um dos maiores produtores de cana de açúcar do mundo e também um dos maiores produtores de amendoim do mundo.


Fonte: Rádio Brasil Rural