Clipping

Empresa chinesa realiza demonstração de drones agrícolas em Sorriso

Destaque internacional por suas potencialidades produtivas, Sorriso recebeu ontem (22), mais uma visita internacional. Isso porque representantes da empresa chinesa Zuhai Yuren Agricultural Aviation, especializada no ramo de pulverização e fertilização aérea por meio de drones, estiveram no município para uma demonstração de funcionamento.

Além de apresentar a tecnologia inovadora, a comitiva participou de uma reunião em que os sorrisenses destacaram o potencial econômico, tecnológico e produtivo do município. Durante o encontro, o diretor da empresa, Jeff Yi, pontuou que a intenção da empresa é instalar no Mato Grosso uma indústria de drones agrícolas especializada no atendimento a médios e pequenos produtores. O investimento inicial do grupo é de US$ 22 milhões com previsão de gerar 200 novas vagas de trabalho. 

Jeff Yi destacou que a tecnologia é bastante utilizada na Ásia tanto para pulverização quanto fertilização de lavouras de cana-de- açúcar, soja e algodão. Segundo o diretor da empresa, estão disponíveis no mercado dois tipos de drones, um com capacidade de 10 litros e outro de 20 litros de pulverizante ou fertilizantes. O menor cobre uma área de dois hectares em dez minutos. Já o alcance do maior é de quatro hectares em dez minutos, “este é capaz de trabalhar cinco horas diárias com a cobertura de um quilômetro de distância”, explicou. Também está em análise a criação de um modelo com capacidade para 30 litros.

Jeff Yi pontuou que a comitiva irá visitar dez municípios mato-grossenses. Ao optar pela instalação no Mato Grosso, a empresa levou em consideração o fato do Estado ser referência agrícola no país, disse.

Para o prefeito Ari Lafin, a visita dos chineses reforça o interesse em investir no município. Lafin lembrou que desde que integrou a delegação mato-grossense que visitou a China, em novembro do ano passado, esta é a sétima vez que os asiáticos estão no Mato Grosso para conhecer a produção estadual. “Especificamente a tecnologia apresentada hoje (22), é de relevância extrema para nossos pequenos produtores rurais, pois tende a diminuir o contato humano com agrotóxicos. Sorriso vive um momento de expansão”, frisou.

 Lafin também afirmou que a intenção do município é implantar até o mês de fevereiro o programa “Desenvolve-Sorriso”, ligado ao programa estadual “Desenvolve-MT”, com a finalidade de fomentar novos investimentos públicos e privados para o município. Lafin ressaltou que “o trabalho dos agricultores  transformou Sorriso na Capital do Agronegócio. Nossa missão agora é transformar o município em um celeiro de empregos agregando valor à produção local”.

Ao acompanhar a reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, também enfatizou a importância do prefeito Ari Lafin ter integrado a comitiva que visitou o país da Ásia Oriental. “O prefeito Ari e o secretário Cláudio foram até a China buscar esses investimentos. Chegaram preparados, com material em mandarim e isso despertou a atenção dos chineses. Essa é a sétima delegação chinesa que vem até o Estado e que visita Sorriso”, comentou.

Avalone acrescentou ainda que uma oitava delegação deverá vir para o Mato Grosso em fevereiro. “É uma empresa que trabalha com a fabricação de placas solares e eles também visitarão Sorriso”, explicou. 

De acordo com o presidente do programa estadual Desenvolve-MT, José Adolfho Vieira, a meta no momento é atrair investimentos para todo o Estado e verticalizar a economia para agregar valores.  “Além de ofertar linhas de crédito e de fomento para micro e pequenos empresários, nosso objetivo é abrir novos mercados para os produtos mato-grossenses dentro e fora do país”, finalizou.


Fonte: Cenário MT