Clipping

ESPECIAL SOLOS - A Carta de Solos não “pula, acende, pisca e voa” mas é uma base de informação que “alimenta” a maioria das tecnologias que estão chegando no mercado

Na semana passada o Grupo IDEA apresentou um video de Abimael Cereda Junior, Diretor da empresa Geografia das Coisas, dizendo: Tecnologia não é só o que "pula, acende, pisca e voa", mas qualquer ferramenta que responda a um problema imediato de negócios. É exatamente isso que vejo a questão da Carta de Solos nas usinas. Muitos gestores querem adotar tecnologias sofisticadas e de alto custo mais ainda nem conhecem os solos que ocorrem em suas propriedades e sabemos que todas as atividades agrícolas realizadas para a produção de cana-de-açúcar devem estar amarradas ao conhecimento do solo. Um exemplo disso seria o uso de Drones para dectar infestação de plantas daninhas. A adoção dessa tecnologia é extremamente vantajosa em vários aspectos, mas se não temos a informação da textura superficial do solo (que é extraída da Carta de Solos) podemos errar na dosagem de herbicida para controlar essas áreas georreferencias pelos drones, isto é, faltou a informação básica (solo) para solucionar o problema (manchas de plantas daninhas) detectada pelo Drone. Dentro desse contexto, fica claro que a Carta de Solos é uma tecnologia de baixo custo que não apenas auxilia na solução direta de muitas atividades (sistematização, preparo, correção do solo, etc) mas também serve como base de informação para contribuir na adoção de novas tecnologias (Drones, SIGs, etc).

Sobre nós

O consultor Fernando Bertolani, da CSolos e Dib Nunes Jr., do Grupo IDEA, fazem parte da rede de consultores associados Dr. Cana.

O Dr. Cana é uma maneira diferente, com excelente custo-benefício, de se contratar consultorias agrícolas das diversas fases da produção da cana.

O assinante do Dr. Cana possui créditos mensais para trocar por serviços especializados que se complementam com o objetivo de aumentar a produtividade.

Saiba mais em: www.drcana.com.br


Fonte: Grupo IDEA / Fernando Bertolani - CSolos