Clipping

Estratégias adequadas elevam eficiência da manutenção de caminhões

O tema será um dos destaques da programação do 20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, do Grupo IDEA

 

A redução de custos do transporte de cana-de-açúcar depende, entre outros fatores, da disponibilidade operacional dos veículos envolvidos nessa operação e da diminuição de gastos com manutenção. A adoção de diversas medidas preventivas e preditivas para minimizar os desgastes de peças de caminhões canavieiros se torna essencial, principalmente se for considerado que o custo com a manutenção desses veículos é um dos mais elevados de toda a frota utilizada no Corte, Carregamento e Transporte (CTT) das unidades sucroenergéticas.

Pneus, freios, embreagem, caixa de marchas, eixos de tração, motor, sistema elétrico, entre outros itens, exigem cuidados específicos devido às condições severas de trabalho dos caminhões canavieiros. Nem sempre as recomendações dos fabricantes em relação aos procedimentos básicos são as mais indicadas para a manutenção dos veículos que transportam cana.

Além de levar em conta as condições das estradas localizadas nas regiões canavieiras, o aumento da disponibilidade operacional dos caminhões canavieiros deve considerar a qualificação da mão de obra (motoristas, mecânicos) e o planejamento adequado da manutenção. Para isto, é necessário, por exemplo, realizar um levantamento das peças e componentes que apresentam problemas com maior frequência e avaliar quais são as causas dessas falhas.

Existem atualmente diversas estratégias que podem ser utilizadas pelas usinas visando a elevação da eficiência e a redução de custos da manutenção de caminhões canavieiros, que serão inclusive abordadas pelo engenheiro Luiz Nitsch, diretor da Sigma Consultoria Automotiva, durante o 20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, que será realizado pelo Grupo IDEA nos dias 21 e 22 de março em Ribeirão Preto, SP.

Com quarenta anos de experiência na área, Nitsch vai falar sobre os “principais itens para uma manutenção adequada de caminhões de transporte de cana”, apresentando inclusive diversas alternativas e soluções que podem aumentar a disponibilidade operacional dos veículos utilizados no transporte de cana.

Aliás, a abordagem prática e objetiva de diversos assuntos é um dos diferenciais do seminário do Grupo IDEA, que há duas décadas acompanha a evolução da mecanização no processo de produção de cana.

A agenda do evento pode ser acessada NESSE LINK

 

Serviço:

20º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar

Data: 21 e 22 de Março de 2018
Local: Centro Taiwan de Eventos – Ribeirão Preto - SP
Mais informações: 16 3211 4770
E-mail: eventos@ideaonline.com.br

 

ASSISTA AO VIDEO


Fonte: Assessoria