Clipping

Etanol: Hidratado está mais competitivo que gasolina pela 1ª vez nesta safra

Mesmo com o forte recuo no preço do etanol nas usinas, o reflexo nas bombas ainda é pequeno, mas já suficiente para aumentar a competitividade do biocombustível frente à gasolina pela primeira vez nesta safra. Dados da ANP mostram que, na semana de 14 a 20 de maio, a relação entre o etanol e a gasolina C foi de 69,6% em São Paulo. Nas usinas, no acumulado da safra 2017/18, o recuo do Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado (estado de São Paulo) é de 6,5%.
Na semana passada, especificamente, algumas usinas saíram do mercado por conta da previsão de chuvas para o final do período, o que de fato ocorreu, e poderia sustentar os preços. Porém, a necessidade de caixa neste início de safra pesou mais no balanço da semana.
Com isso, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou a R$ 1,3871/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins) na semana passada, recuo de 2,26% frente ao do período anterior. No caso do anidro, os volumes negociados no spot continuam altos, já que nem todos os contratos foram efetivados ainda. De 15 a 19 de maio, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro foi de R$ 1,6132/litro (sem PIS/Cofins), praticamente estável (+0,08%) em relação ao anterior. 

Fonte: Cepea