Clipping

Evite plantar cana-de-açúcar em solos acinzentados

Os solos acinzentados, de forma geral, ocorrem em áreas de baixadas, isto é, em nascentes ou próximos às margens de córregos ou rios, sendo classificados predominantemente como Gleissolos. A principal característica desses solos é que, por terem o lençol freático próximo à superfície, apresentam-se com elevado teor de umidade a maior parte do ano. Tal característica não é favorável a cultura da cana-de-açúcar, pois por ser uma cultura altamente mecanizada, dificulta tanto as operações de plantio quanto as de colheita.

É comum verificarmos nesses solos afundamento dos pneus de tratores, colhedoras e plantadoras, bem como falhas devido à compactação. Além disso, são solos que geralmente ficam próximos de áreas de preservação permanente, podendo incorrer em riscos de se levar multas ambientais.

Muitas usinas verificam na Carta de Solos onde ocorrem esses solos para isolá-los, deixando de utilizar para a cana-de-açúcar ou fazendo, nessas áreas, o replantio de árvores nativas.

Sobre nós

O consultor Dib Nunes Jr., do Grupo IDEA e Fernando Bertolani, da CSolos fazem parte da rede de consultores associados Dr. Cana.

O Dr. Cana é uma maneira diferente, com excelente custo-benefício, de se contratar consultorias agrícolas das diversas fases da produção da cana. O assinante do Dr. Cana possui créditos mensais para trocar por serviços especializados que se complementam com o objetivo de aumentar a produtividade.

Saiba mais em: www.drcana.com.br


Fonte: Fernando Bertolani - CSolos