Clipping

Fim de agosto leva granizo para o Sul

A quarta-feira, dia 29, começa com tempo firme e temperaturas mínimas em elevação na região Sul do Brasil. Durante a tarde, a nebulosidade aumenta, mas, devido aos ventos quentes predominantes do quadrante norte, a temperatura se eleva, com sensação de calor em algumas áreas do interior. Porém, é no fim do dia que o tempo muda na metade sul do Rio Grande do Sul. Novas áreas de instabilidade se formam e provocam chuvas nessa região. Na fronteira oeste e sul, a chuva vem acompanhada de trovoadas, rajadas de ventos e possível queda de granizo. 

A quinta-feira, dia 30, será marcada pelo avanço de uma nova frente fria. Dessa forma, o tempo fica fechado, com chuva a qualquer hora, em todo o Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina. As temperaturas não sobem, mas o frio não será tão intenso quanto no fim de semana.

Quanto às chuvas, os maiores volumes ficam restritos à divisa com Uruguai e fronteira oeste com a Argentina. Nessas localidades, as tempestades vêm seguidas de descargas elétricas, com chances de granizo e alto volume de chuva, que podem trazer novos prejuízos aos triticultores. Entre o norte de Santa Catarina e o Paraná, o tempo fica firme e as temperaturas, mais elevadas. 

Até o fim de semana, as tempestades acompanhadas de descargas elétricas e volumes elevados de chuva avançam por praticamente todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Somente na próxima semana que o tempo volta a firmar. Enquanto isso, o Nordeste ainda vai amargar algumas semanas de tempo muito seco. Há expectativa da volta da chuva para a região apenas na segunda quinzena de outubro. Para muitas áreas do Matopiba, a chuva só ganha volume e frequência em dezembro.


Fonte: Canal Rural