Clipping

Grupo IDEA entrega Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade em cerimônia online pela primeira vez

Postado em 16 de Fevereiro de 2021

A premiação, que acontece anualmente, ganhou seu próprio evento em formado digital este ano e foi repleto de dicas interessantes e palestras das empresas com os maiores índices contando como alcançaram altas produtividades

A cana-de-açúcar é uma das culturas que mais produz matéria prima para a indústria, porém, são somente em regiões específicas do Brasil que a produção de cana tem sua maior concentração: Centro-Sul e Nordeste. O Centro-Sul, por sua vez, se detaca pela alta produtividade agrícola.

A produção de cana é “dividida” em safras, que são as épocas de colheita após o plantio. Na região Centro-Sul a colheita da cana acontece entre os meses de abril e novembro, e entre novembro e abril para região Nordeste. Durante o período do plantio, as empresas precisam saber como lidar com adversidades, lidar com tecnologias e técnicas, trabalhar sua gestão para obter boas ideias para replicar no dia a dia e alcançar sempre melhores resultados.

Pensando em parabenizar o desempenho anual das usinas e suas equipes e incentivá-las a melhorarem seus objetivos a cada safra, o Grupo IDEA, junto ao Centro de Tecnologia Canavieira, criou o Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade, que classifica os índices de produtividade nas diferentes regiões produtoras de cana-de-açúcar do país, e se tornou um dos prêmios mais importantes e disputados do setor.

A cerimônia de entrega do Prêmio geralmente é realizada no Seminário de Mecanização de Cana-de-Açúcar, também feito pelo Grupo IDEA, mas devido à pandemia do Covid-19, em 2021, a premiação foi transformada em evento.

Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade safra 2020/21

Este ano, pela primeira vez, a premiação foi 100% online e gratuita, para que o Prêmio cumprisse seu papel de motivação para os produtores. Sob o comando de Dib Nunes, CEO do Grupo IDEA, ao todo onze usinas, das regiões de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto, Assis/Paraná, Jau/São Carlos, Piracicaba, São José do Rio Preto/ Araçatuba e Presidente Prudente receberam seus certificados de campeã de produtividade agrícola da atual safra.

Cada empresa teve sua história sobre como chegou às altas produtividades.

Na safra 2020/21, duas empresas conquistaram o pódio por empate no índice IDEA: Usina Santo Ângelo (que chega ao bi-campeonato) e a BEVAP (que também foi campeã em 2018), ambas com 238 pontos. As usinas Uberaba e Guaíra, que também se destacaram com altas produtividades, ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Durante o evento, todas essas empresas tiveram a oportunidade de responder à pergunta "Como nos tornamos campeões de produtividade", através de palestras rápidas e diretas sobre as novas medidas e técnicas agrícolas para a produção de cana adotadas por elas.

As usinas Cerradinho Bioenergia, Laguna, Nova América Agrícola, São João, Ferrari e Cofco (Unidade Potirendaba) também ocuparam o ranking de produtividade, e seus representantes enviaram seus agradecimentos através de vídeo, que foram transmitidos durante o evento.

Foram mais de 200 participantes assistindo a cerimônia ao vivo, que já conta com quase 2 mil visualizações no canal do YouTube do Grupo IDEA. Dentre os comentários, muitos elogios às usinas a à iniciativa do Grupo IDEA. Foi um evento diferente de tudo que já foi feito: inovador e incentivador.

Desde o ano passado, com o início da pandemia, o IDEA se reinventou para entregar seus eventos e conteúdos ao público. A entrega do prêmio da safra 19/20, por estar marcada para o início de abril de 2020, não pôde ser realizada. Para homenageá-las, Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA citou uma a uma, bem como seus índices, na cerimônia de premiação que aconteceu este ano.

Para quem não conseguiu assistir, ou deseja rever, o Prêmio Usinas Campeãs está disponível na íntegra no YouTube. Bastar acessar o canal do IDEA: youtube.com/grupoideaagro.

A Nova Agricultura Canavieira

Muitas das usinas campeãs de produtividade agrícola da safra 20/21 já adotaram práticas que envolvem a chamada Nova Agricultura Canavieira, visando Produtividade e a Sustentabilidade.

Este ano conta com mais um lançamento do Grupo IDEA, o evento A Nova Agricultura Canavieira, que vai falar especificamente sobre uma produção de cana por um olhar mais sustentável, rumo a uma agricultura de baixo carbono e uma nova era na agricultura canavieira.

Neste evento, os participantes vão conhecer técnicas, produtos, máquinas e tecnologias que saem da maneira tradicional de produzir para prepará-los para essa nova realidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: https://doity.com.br/nova-agricultura

 


Fonte: Comunicação Grupo IDEA