Clipping

Índia antecipa meta de elevar mistura do etanol à gasolina para 2023

Postado em 2 de Junho de 2021

Teor, que é hoje de 10%, passará a 20% em menos de dois anos; governo anunciou mudança para estimular setor agrícola

O governo da Índia antecipou sua meta de elevar a mistura de etanol na gasolina em 20% (E20) para abril de 2023, segundo informações da imprensa indiana. A meta inicial era alcançar essa mistura até 2030, mas o prazo já havia sido antecipado para 2025 no início deste ano. A determinação foi divulgada em um comunicado oficial do Ministério do Petróleo.

A mistura de etanol válida para a safra sucroalcooleira atual (2020/21), iniciada em outubro, é de 10%, o que demandará 4 bilhões de litros do biocombustível.

Para atender o E20 em 2023, o país precisará de uma oferta de 10 bilhões de litros, segundo o jornal “India Times”. A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo, e o produto abastece 85% da demanda nacional.

A substituição de parte da gasolina por etanol integra um plano estratégico do governo indiano para estimular o setor agrícola do país, que emprega milhões de pessoas e é fortemente dependente da produção de cana, e ao mesmo tempo reduzir sua dependência energética dos mercados globais. A medida também deve reduzir as emissões de carbono, contribuindo para que o país alcance suas metas internacionais. 

 


Fonte: Valor Econômico