Clipping

Índia registra chuvas acima da média após seis anos

Postado em 23 de Setembro de 2019

As monções mais longas também poderiam reabastecer os reservatórios

É provável que a Índia receba chuvas acima da média em 2019 pela primeira vez em seis anos, uma vez que as chuvas sazonais continuam mais do que o esperado, disseram dois oficiais do departamento meteorológico, em um benefício para a economia de refrigeração do país. As chuvas extras ajudarão os agricultores a expandir áreas cultivadas no inverno, como trigo, canola, arroz e grão de bico, melhorando seus ganhos e ajudando a reviver a morna demanda rural que afetou o crescimento econômico indiano. 

As monções mais longas também poderiam reabastecer os reservatórios e ajudar a reabastecer as águas subterrâneas, ajudando a diminuir a escassez de água nos bolsos do país, de 1,3 bilhão de pessoas. Porém, chuvas fortes também podem danificar as culturas plantadas no verão, como algodão, soja e leguminosas que estão próximas da colheita, especialmente se chover intensamente em um curto período de tempo. 

A monção fornece cerca de 70% da precipitação anual da Índia e determina a produção de arroz, trigo, cana-de-açúcar e oleaginosas, como a soja. A agricultura é responsável por cerca de 15% da economia de US $ 2,5 trilhões da Índia, mas emprega mais da metade de sua população. "A precipitação acima da média é muito provável. Com a expectativa de fortes chuvas em alguns bolsos nas próximas duas semanas, podemos ultrapassar a marca de 104%", disse um funcionário do Departamento de Meteorologia da Índia (IMD) na sexta-feira. 

O IMD define precipitação média, ou normal, entre 96% e 104% de uma média de 50 anos de 89 centímetros para toda a temporada de monções de quatro meses a partir de junho. A última vez em que a Índia viu chuvas acima da média foi em 2013. 

 


Fonte: Agrolink