Clipping

Índice de infestação da Broca na CTC20BT é de 0,14%

Durante o 16º Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) apresentou os diversos benefícios proporcionados pelo plantio da variedade de cana transgênica CTC20BT, resistente à praga mais relevante da cultura - a broca da cana (Diatraea sacharalis). Essa variedade geneticamente modificada – a primeira do mundo – promete proporcionar ganhos financeiros significativos para usinas e produtores, já que a broca causa prejuízo de R$ 5 bilhões por safra.

A eficiência da cana transgênica nas primeiras áreas avaliadas obteve um índice de 98,5%. “É quase 100%. Em áreas de alta pressão, há um ou outro dano de broca”, afirma o líder de produto de biotecnologia do CTC, Alan Pavani. Nos experimentos realizados, o índice de infestação na cana geneticamente modificada ficou em 0,14%, enquanto o da cana convencional em 7,6%.

O aumento da produtividade é outro dado importante. “Nas áreas avaliadas, houve um ganho de 10% de tonelada de cana por hectare (TCH). Nas canas convencionais, a média de produtividade foi 95 TCH, enquanto que, nas áreas da 20Bt, o número foi de 105 TCH”, revela Pavani.

 

VEJA TAMBÉM O MINUTO IDEA COM O RONALDO ONOSAKI SOBRE A CTC20BT


Fonte: CanaOnline