Clipping

Indústria de açúcar da Paraíba começa a exportar para os EUA

Postado em 1 de Outubro de 2020

Duas indústrias paraibanas estão entre 36 unidades produtoras de açúcar, do Norte e Nordeste, que irão realizar a exportação do produto para os Estados Unidos, a partir do mês de outubro. A informação é do presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba, Edmundo Barbosa.

Ele destacou, durante entrevista à Rádio Campina FM, sobre a importância de a Paraíba entrar neste ranking de exportação, a representatividade do Estado na produção de açúcar e a geração de emprego e renda, girando a economia do Estado.

– A Paraíba tem um pedaço nessa produção e esta é em função da produção de anos anteriores, uma somatória que dá aproximadamente cinco mil toneladas. O açúcar acrescenta renda tanto a nível federal, porque significa entradas de recursos que vem do exterior para o país, como na Paraíba, para poder fazer frente ao pagamento dos salários, gerando folha mensal que chega a R$ 4 milhões. É uma atividade que produz renda e emprego, e oxigeniza a economia dos municípios próximos e do estado como todo – disse.

Somando as duas indústrias, a Paraíba exportará mais de 3 mil e 300 toneladas, o que já causa, também, uma expectativa de melhoria no número de empregos gerados. Só no período de safra, que corresponde de abril a agosto, o Estado registrou 21,8 mil trabalhadores com carteira assinada.

 


Fonte: Portal Paraíba Online