Clipping

Leilão de terminal de etanol do Porto é suspenso

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, suspendeu, na tarde de ontem, o leilão do Terminal de Etanol localizado no Porto de Maceió.

O procedimento vinha sendo questionado pelo setor sucroalcooleiro de Alagoas. É que a venda do terminal poderia afetar a produção de etanol local, acarretando em desemprego. A informação, inclusive, já foi repassada por Coelho ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que havia alertado o colega sobre o risco da venda para o Estado.

De acordo com Quintella, Coelho foi convencido a suspender o leilão que aconteceria no próximo dia 7. Ainda segundo o ministro dos Transportes, com a suspensão, não há prazo para que o terminal seja novamente colocado em negociação.

Com a eventual venda para o mercado externo, há o temor de que produtores americanos façam uso de um álcool considerado podre, elaborado à base de milho e altamente poluente. Isso porque a importação do líquido, junto aos Estados Unidos, não geraria empregos à população local, além da fuga ao pagamento de tributos. 


Fonte: Gazeta de Alagoas