Clipping

Mapa divulga zoneamento agrícola para cana-de-açúcar irrigada

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura de cana-de-açúcar irrigada para os estados nordestinos do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27). 

O estudo, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio da cultura nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

Hugo Borges Rodrigues, coordenador geral de Risco Agropecuário, explica que “após a obtenção dos resultados de datas de plantio por níveis de riscos para cada município, os resultados foram apresentados aos interessados (entidades representativas de classe, assistência técnica, pesquisa, agentes financeiros e produtores rurais) visando receber a opinião dos especialistas regionais, aqueles que conhecem a fundo o dia a dia da cultura em cada região”. 

O produtor para se beneficiar do Proagro, Proagro Mais e da subvenção federal ao prêmio do seguro rural deve observar as recomendações desse pacote tecnológico (zoneamento).
O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil é destinado, em grande parte, à produção de açúcar e de etanol e, em menor escala, para outras finalidades, como a alimentação animal e a fabricação de aguardente. 

Confira no site do Ministério da Agricultura as portarias de zoneamento agrícola nos estados brasileiros 


Fonte: MAPA