Clipping

Melhoria na Captação de Água traz mais segurança operacional

Obra finalizada nesta entressafra atendeu a necessidade de dar maior segurança e confiabilidade na operação do sistema de captação de água.

Com o objetivo de mitigar risco de rompimento da adutora do sistema de captação e recalque de água da Unidade Narandiba da Cocal, localizada na cidade de mesmo nome, a Reunion realizou um trabalho de engenharia que consistiu em levantamentos, avaliações e alterações de um projeto já existente incluindo tubulações e acessórios que não estava adequado às condições de operação.

Os limites do projeto para melhoria na captação de água foram desde o rio onde é realizada a captação até o tanque de chegada na indústria (Água bruta). Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizados levantamento de campo, simulações, relatórios técnicos, dimensionamento e especificação de tubos e acessórios. O estudo consistiu em analisar o sistema em regime permanente e transiente (golpe de aríete) ao longo de toda a adutora.

As obras foram realizadas nesta entressafra 2017/18 e a partida aconteceu em março deste ano atendendo às expectativas. Segundo concluiu o engenheiro Murilo Borges, da equipe da Reunion Engenharia, cerca de 460 metros de tubos deveriam ser trocados. “Foi necessário também dimensionar um novo bloco de ancoragem para garantir uma absorção apropriada dos esforços em uma das curvas”, disse.

Sobre a Reunion Engenharia – Fundada em 17 de junho de 1993, a empresa possui sede em Santana de Parnaíba e filial em Ribeirão Preto, SP. A Reunion Engenharia se destaca pelo número de projetos já realizados, principalmente, no setor sucroenergético, pela busca da redução dos impactos ambientais, priorizando a segurança e pelas ações estratégicas em prol do setor. Entre os Projetos de usinas de açúcar, etanol e indústrias de outros segmentos já implantadas somam mais de 1.000 trabalhos em quase todos os Estados do Brasil e, também, em outros países como Alemanha, Austrália, Áustria, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Filipinas, Ilha da Madeira, Índia e Peru.


Fonte: JSM Comunicação