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Mercedes-Benz e Grunner já comercializaram mais de 65 caminhões canavieiros dotados de direção autônoma

Postado em 16 de Abril de 2019

Tecnologia nasceu nas oficinas da Agrícola AgroCana Caiana, em Lençóis Paulista

Os resultados do caminhão com direção autônoma, tecnologia desenvolvida pela AgroCana Caiana, de Lençóis Paulista, são tão expressivos que começaram a atrair a atenção de curiosos mundo afora. Uma das mais interessadas foi a Mercedes-Benz, já que a tecnologia havia sido instalada em seus caminhões Axor 3131 e Atego 2730. A empresa nunca havia visto um projeto como aquele, nem mesmo em feiras da Europa. Não perdeu tempo e propôs uma parceria.

Nascia, naquele momento, a Grunner, uma empresa de tecnologia para o campo criada pelos sócios-proprietários da Agro Cana Caiana exclusivamente para embarcar a direção autônoma nos caminhões fora de estrada da Mercedes-Benz. “No começo, não tínhamos a intenção de comercializar. O equipamento foi criado apenas para atender nossas demandas internas. Mas, através da proposta da Mercedes, vimos que havia mercado para esse tipo de tecnologia e decidimos apostar”, comentam os agora sócios-proprietários da Grunner, Mateus e Henrique Belei.

Hoje, a Grunner é uma transformadora da Mercedes-Benz. O caminhão fora de estrada sai da fábrica da multinacional e ruma para a sede da Grunner em Lençóis Paulista para instalação dos itens que compõe a tecnologia de direção autônoma. Até o momento, foram comercializados mais de 65 caminhões deste tipo. Vários outros já estão em negociação. As entregas aos clientes terão início em março deste ano.

Para Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, a unidade brasileira dá mais um passo decisivo rumo à introdução dos caminhões autônomos no país. “Nossa equipe no Brasil desenvolveu esse excelente recurso de conectividade, que prova nossa liderança indiscutível no campo de condução e conectividade. Esse veículo mostra que a Mercedes-Benz do Brasil está no caminho certo. Nossa equipe está preparada para a chegada de tecnologias avançadas - quando o mercado estiver pronto e os clientes solicitarem esses recursos, estaremos prontos para entregar.”

 

Itens do Axor 3131 com direção autônoma

  • Itens do Axor 3131 com direção autônoma
  • Antenas do GPS georreferenciado.
  • Piloto automático integrado ao GPS para a direção autônoma.
  • Display do sistema GPS junto ao painel de instrumentos do motorista.
  • Instalação de 2º eixo direcional na parte dianteira, tornando o veículo, que sai de fábrica na versão 6x4, num caminhão canavieiro 8x4, com mais capacidade de carga e mais estabilidade. Aumento da capacidade de carga líquida para 40 m³ (18 toneladas): 4 transbordos completam a carga de um treminhão.
  • Adequações para o alongamento das bitolas dianteira e traseira para 3 metros.
  • Suspensão mista (metálica/pneumática) na dianteira e na traseira. A suspensão auxiliar pneumática realiza o nivelamento automático do caminhão em lugares com declive, aumentando a estabilidade do veículo e proporcionando mais segurança à operação.
  • Pneus de alta flutuação, ideais para evitar compactação do solo nas operações no canavial.
  • Grade de proteção dianteira.
  • Protetor de cárter.
  • Kit de proteção contra palha no motor, câmbio e caixa de bateria.


Fonte: CanaOnline